A edição de 2025 da EMO Hannover está movimentando grandes expectativas no setor. A edição, que acontecerá entre 22 e 26 de setembro de 2025, celebra os 50 anos da feira líder mundial para tecnologia de produção.
“Por meio século, EMO tem reunido as pessoas certas, no lugar certo e na hora certa”, enfatizou Carl Martin Welcker, Comissário-Geral da EMO. “É o evento mais importante de 2025 para a comunidade internacional da metalurgia”.
Sob o lema “Inove a produção”, a feira cobre toda a cadeia de valor da indústria, incluindo máquinas e ferramentas, sistemas de produção, equipamentos de precisão, fluxo de material automatizado, tecnologia computacional, eletrônicos industriais e acessórios. “Como a mais importante interface entre a indústria e a tecnologia de produção, EMO representa inovação, internacionalidade, inspiração e o futuro da metalurgia” explicou o Dr. Markus Heering, Diretor Executivo da organizadora da EMO, Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Ferramentas (VDW, em sua sigla em alemão).
EMO é a líder mundial em garantir impulso para novos produtos, soluções de produção e serviços. A edição de 2023 reuniu empresas líderes do mercado de 45 países como expositoras e recebeu visitantes de mais de 140 países.
Para a edição comemorativa de 2025, o foco será automação, sustentabilidade e digitalização. Welcker acredita que “participação na EMO é obrigatório para todos os players na indústria metalúrgica”.
A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo é a representante oficial da EMO Hannover no Brasil e oferece o suporte necessário para sua participação, assim como condições especiais. Empresas interessadas em expor seus produtos e soluções podem se inscrever até o dia 1º de dezembro de 2024. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com
Os 50 anos de EMO Hannover
A EMO nasceu em 1975 em tempos de dificuldades econômicas, especialmente para a indústria de máquinas e ferramentas. A economia global tinha perdido impulso nos anos 1970 devido a convulsões estruturais. Inflação alta, juros altos e crescentes estatísticas de desemprego levaram a uma distinta depressão econômica.
Apesar da situação crítica, as associações de indústrias europeia e nacionais mantiveram-se firmes na decisão tomada anos antes sobre o lançamento da primeira rodada de exposições na EMO. Em 1975, o ano que a Guerra do Vietnã terminou e os Acordos de Helsinki foram assinados, a primeira edição da EMO foi lançada em Paris. Além dos expositores predominantemente da Europa Ocidental, 114 fabricantes da Europa Oriental e outras partes do mundo foram representados.
O que tinha de tão especial sobre a nova feira eram os novos expositores de diferentes continentes. Isso foi precedido por uma discussão intensa e longa sobre a abertura da EEMO, a Exposition Européenne de Machines-Outils (a Exposição Turnê Mundial de Máquinas-Ferramentas), ao restante do mundo – um evento que estava sendo organizado desde 1951 somente com participação europeia. Na época, a VDW veementemente defendia mais internacionalização da feira e finalmente concordou com CECIMO em também admitir expositores de outras partes do mundo. Isso foi seguido pela mudança de nome da feira para Exposição Mundial de Máquinas e Ferramentas (Exposition Mondiale de la Machine-Outil, ou a sigla EMO).
A escolha do local também foi discutida. Enquanto a sequência original era “Paris – Hannover – Milão – Hannover” a cada dois anos, a EMO foi executada no ciclo “Hannover – Hannover – Milão” desde 2005.
A EMO celebra seu início na Alemanha em 1977. Enquanto os quase 1400 expositores de todo o mundo ocuparam os 94.000 metros quadrados do espaço de exposição da primeira feira, em dois anos, o segundo evento em Hannover abrigou 1600 expositores em um espaço de quase 117.000 metros quadrados.
Esse foi o pontapé para uma crescente internacionalização. Expositores de 27 países, principalmente dos Estados Unidos e Japão assim como mercados emergentes, apresentaram suas inovações ao lado de países da Europa Ocidental e Oriental.
Quatro anos depois da primeira EMO em Hannover, a feira atraiu um número recorde de visitantes. Em 1981, já havia 1845 expositores ocupando um espaço de mais de 140.000 metros quadrados com seus estandes. Isso incluía 234 empresas de 21 países fora da Europa Ocidental.
Os desenvolvimentos positivos na feira mais importante do mundo para tecnologia de produção continuam. Na EMO 2023, em Hannover, cerca de 1850 expositores mostraram seus produtos em 15 corredores em 235.000 metros quadrados. Cerca de 70% das empresas vieram de 45 países diferentes, incluindo China, Itália, Suíça e Japão.