Audi e Porsche abrem inscrições do Projeto Pescar 2025 para capacitação gratuita de jovens

Foto: divulgação Audi do Brasil

A Audi do Brasil e a Porsche do Brasil, em parceria com o Projeto Pescar, anunciam a abertura das inscrições para a nova turma de 2025 do Projeto Pescar, curso multidisciplinar de capacitação automotiva direcionado aos alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo (SP) que atendam aos requisitos da pré-seleção. As aulas serão ministradas na unidade Santo Amaro da Universidade São Judas, que entrou no projeto em 2024 e oferece um ambiente universitário seguro e confortável aos estudantes. As inscrições podem ser realizadas de 15 até 23 de novembro.

O Projeto Pescar Audi & Porsche tem o apoio Institucional dos grupos de concessionários BEXP, Stuttgart, Caraigá e também do Instituto Eurobike. O conteúdo do curso é ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas. O programa do curso inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.

O curso terá início com uma aula inaugural no Centro de Treinamento Audi & Porsche. Na ocasião, estão previstas as presenças dos executivos das duas marcas para darem as boas-vindas aos selecionados: Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil, e Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil. Além disso, colaboradores e convidados das marcas estarão presentes para contar suas histórias profissionais e o papel da educação e construção da carreira na indústria automotiva.

“É inspirador acompanhar a evolução desses jovens a longo do curso, e as portas que são abertas a eles no mercado de trabalho ao fim das atividades. Queremos criar novas perspectivas profissionais aos jovens e o projeto vem sendo um divisor de águas na vida desses estudantes, ampliando os seus horizontes e criando novos objetivos na vida deles”, destacou Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil 

“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar os seus sonhos. Neste sentido, acreditamos que a educação de qualidade tem um papel transformacional na vida das pessoas. Este programa vocacional foi desenvolvido para capacitar estes jovens a ingressarem com sucesso no mercado de trabalho, dando o primeiro passo em suas jornadas profissionais”, afirmou Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.

“A São Judas tem muito orgulho em acolher os jovens do Projeto Pescar. Essa parceria converge com a missão de capacitá-los para os desafios reais do mercado de trabalho e por isso a São Judas abre as portas mais uma vez para que se sintam acolhidos em um ambiente de aprendizado e de desenvolvimento”, afirmou Guilherme Daflon, diretor da São Judas.

“A parceria com a Audi e a Porsche é fundamental para o sucesso do Projeto Pescar, evidenciando o forte engajamento das empresas em proporcionar uma experiência educacional e profissional de alta qualidade para os jovens. Desde o primeiro dia de aula, ficou clara a dedicação das equipes envolvidas, que garantiram infraestrutura completa e suporte em vários aspectos, promovendo acessibilidade e um ambiente acolhedor. A inclusão da Universidade São Judas reforçou a integração entre o mundo do trabalho e o ambiente acadêmico, ampliando as perspectivas de futuro dos jovens.

Com organização e apoio contínuos, o Programa segue transformando vidas, destacando-se pelo comprometimento no atendimento e pelo impacto positivo na formação dos jovens”, afirmou Ézio Rezende – Superintendente de Impacto Social da Fundação Projeto Pescar.

O impacto positivo do Projeto Pescar está na transformação provocada na vida dos seus alunos. Morador do bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, João Guilherme Beltran Silva foi selecionado para a turma deste ano do Projeto Pescar e, ao longo do curso, descobriu novas perspectivas profissionais.

“Antes do curso, eu só queria arrumar um emprego para ajudar minha mãe. E as aulas me deram uma luz, uma nova direção profissional. Hoje tenho novas visões para o meu futuro por causa das experiências que nos foram passadas no curso e me mostraram um mundo diferente do que eu conhecia. Estou muito agradecido por ter essa oportunidade”, declarou João Guilherme, que se formará em dezembro na turma de 2024.

Após o encerramento do curso, os alunos recebem apoio para encontrarem posições no mercado de trabalho e, em alguns casos, são oferecidas vagas dentro do grupos Audi e Porsche no Brasil. É o caso de Maitê Pelegrino, que frequentou as aulas em 2021 e, posteriormente, trabalhou com mecânica no Centro Técnico (CT) da Audi do Brasil, na zona sul de São Paulo. Atualmente, ela trabalha com mecânica na concessionária Audi Center Morumbi.

“Graças ao projeto, eu pude representar e fazer parte do Mulheres Audi e ganhei muito conhecimento. Hoje estou atuando como Mecânica na Audi Morumbi, cada vez mais aprofundando os meus conhecimentos da área. O projeto me lançou da Audi para o mundo, quebrando o tabu “Mulheres na Mecânica”. Na vida pessoal me tornei uma pessoa madura e sonhadora. Conquistei por meio do meu conhecimento coisas que sonhei muito, e isso é gratificante. Sinto orgulho em ter pertencido a este projeto”, afirmou Maitê.

Requisitos

O curso tem a duração de 960 horas, incluindo 160 horas de Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade. O curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.

As disciplinas teóricas serão ministradas na Universidade São Judas unidade Santo Amaro, e as aulas práticas de mecânica veicular serão ministradas no Centro Técnico das marcas em São Paulo (Rua África do Sul, 349 – Santo Amaro).

Para se inscrever clique aqui.