A Audi e a Qatar Investment Authority (QIA) se unem para acelerar a preparação para a entrada na Fórmula 1 em 2026. A QIA, o fundo soberano do Estado do Catar, assinou acordos definitivos para adquirir uma participação minoritária significativa na Sauber Holding AG, a futura equipe de fábrica da Audi. Com este investimento estratégico, a QIA entrará no projeto Audi Fórmula 1 como um investidor e parceiro de longo prazo.
O investimento da QIA fornecerá uma injeção de capital substancial e abrirá caminho para aumentar a infraestrutura e a construção do time, posicionando a equipe para o sucesso de longo prazo na Fórmula 1. O investimento é consistente com o foco da QIA em investimentos com potencial de crescimento de longo prazo.
A Fórmula 1 é um esporte de rápido crescimento com potencial de crescimento significativo por meio da expansão global contínua, envolvimento mais profundo dos fãs e potencial de comercialização significativo. A Audi entrará oficialmente na Fórmula 1 com uma equipe de fábrica com a mudança dos regulamentos técnicos em 2026.
Ambas as instalações em Neuburg e Hinwil estão se expandindo ainda mais para atender aos padrões necessários no caminho para o sucesso. Com o recente anúncio de Gabriel Bortoleto (20) que correrá ao lado de Nico Hülkenberg (37), o programa deu o próximo passo para o futuro. O anúncio da aquisição completa da Sauber em março e a nomeação de Mattia Binotto como CTO e COO do projeto e Jonathan Wheatley como chefe de equipe a partir de meados do ano que vem são expressões da determinação da marca Audi. O investimento será adicionado a uma lista de marcos importantes no futuro próximo.
Gernot Döllner, CEO da AUDI AG e Presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG, explicou: “O investimento da QIA reflete a confiança que o Projeto Audi F1 já conquistou, ressaltando o compromisso inabalável da Audi com a iniciativa. Este capital adicional acelerará o crescimento da equipe e é mais um marco em nossa estratégia de longo prazo. O envolvimento da QIA energiza ainda mais os esforços dedicados nas instalações de Hinwil e Neuburg, enquanto trabalham para a entrada da Audi em 2026.”
Mohammed Al-Sowaidi, CEO da QIA, afirmou: “A Audi é uma parceira premium de escolha com um rico legado no automobilismo. Como um investidor de longa data no Grupo Volkswagen, acreditamos na visão e direção da Audi ao entrar na Fórmula 1 e nosso investimento apoiará a realização desse objetivo. A QIA acredita que a Fórmula 1 é um esporte com significativo potencial de investimento. A crescente comercialização de esportes profissionais como uma oferta de entretenimento global e a crescente popularidade da Fórmula 1 em todo o mundo criaram uma oportunidade emocionante para nosso primeiro grande investimento em automobilismo.”