A Volkswagen do Brasil apresenta Cláudio Rawicz como o novo Head de Comunicação da companhia. Com uma trajetória consolidada no setor automotivo, o executivo reportará diretamente a Ciro Possobom, presidente e CEO da marca no Brasil. Cláudio também fará parte do Comitê Executivo.
O mineiro é formado em Jornalismo pela UniBH e possui especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira na Fiat, participando em diversas empresas do grupo, como Fiat-GM Powertrain, Fiat Powertrain Technologies e Iveco, incluindo um período na matriz na Itália. Mais tarde, liderou a comunicação da CNH Industrial, avançou para a diretoria de comunicação do Grupo Renault em 2013 e, em 2018, assumiu como diretor de comunicação da Audi do Brasil, onde integrou as áreas de marketing e relações públicas, sendo reconhecido pela Forbes Brasil como um dos dez melhores CMOs em 2021.
“Cláudio Rawicz possui uma carreira sólida em comunicação corporativa. Sua experiência será essencial para fortalecer a conexão da Volkswagen com consumidores, colaboradores, jornalistas e demais públicos, garantindo um diálogo cada vez mais estratégico e inovador”, destaca presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Desde agosto de 2023, atuou como gerente-executivo de Imprensa, Comunicação Digital e Heritage na Volkswagen. Rawicz liderou os mais recentes lançamentos da marca à imprensa, como T-Cross, Amarok e Nivus. Também foi responsável pelo projeto da Garagem Volkswagen nas mídias digitais, com a criação do perfil no Instagram, além do podcast.
“A Volkswagen vive um momento único, com o maior ciclo de investimentos de sua história no Brasil, totalizando R$ 16 bilhões para o desenvolvimento de 16 novos produtos até 2028. Fazer parte dessa jornada e contribuir para comunicar essa transformação é um desafio que encaro com muita entusiasmo”, afirma Rawicz.