Bia Figueiredo é a primeira mulher campeã da Copa Truck no Brasil

Foto: Divulgação/Mercedes

Bia Figueiredo, piloto da ASG Motorsport, venceu o título do ano na categoria Super Truck Elite de forma antecipada, acumulando 7 vitórias em 16 corridas disputadas em 2024. O título veio de forma antecipada na 8ª etapa da competição, disputada dia 17 de novembro, no Autódromo Circuito dos Cristais em Curvelo.

Dirigindo o Mercedes-Benz Actros, Bia fez a pole da corrida 1, chegando na segunda posição, e venceu a corrida 2, após largar na 7ª posição, devido à inversão do grid. Com isso, acumulou pontos que a levaram ao título, mesmo faltando ainda duas corridas da 9ª e última etapa do ano, realizada em Goiânia (GO), no 8 de dezembro. Roberval Andrade, piloto e diretor da ASG Motorsport, venceu a corrida 2 da categoria Super Truck Pro, ampliando as conquistas da equipe.

Com o brilhante resultado de Curvelo, Bia Figueiredo acumula agora 7 vitórias e 5 poles nas 16 corridas já disputadas este ano, mantendo-se na liderança na categoria Super Truck Elite com 261 pontos, 64 a mais que o segundo colocado, garantindo assim o título antecipado da competição. 

“Fizemos nosso melhor fim de semana do ano, com pole position, vitória e segundo lugar. O sentimento é de enorme gratidão por estar aqui na Copa Truck, por ter sido escolhida pela Mercedes-Benz e a ASG Motorsport. Ano passado já disputei o título e nesta temporada consegui fazer um campeonato dominante, com poles e vitórias”, diz a piloto. “Agora é só comemorar e vou celebrar até o ano que vem, quando chegar na Super Truck Pro. Fica a minha homenagem às mulheres pilotos e engenheiras: acredite em você, trabalhe muito. Acredite nos seus sonhos e vamos pra cima”.

Bia Figueiredo coordena o FIA Girls on Track no Brasil

Além de piloto da ASG Motorsport, Bia Figueiredo é presidente da CFA – Comissão Feminina de Automobilismo e coordenadora geral do FIA Girls on Track no Brasil, conforme nomeação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

O programa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) cria uma oportunidade de estágio para pilotas, engenheiras, mecânicas, donas de equipe, promotoras de eventos, oficiais de competição, jornalistas especializadas e patrocinadoras conhecerem de perto a rotina das corridas e levarem essa experiência para suas carreiras. “Nosso objetivo é ampliar a presença de mulheres nos boxes e nos grids de corridas de todas as modalidades do automobilismo”, explica Figueiredo.