Em comemoração aos 50 anos da inauguração de Brasília e aos 90 da criação da Escola Bauhaus, o Museu da República, na capital federal, receberá entre os dias 20 de agosto e 16 de setembro a exposição fotográfica “Arquitetura de Bauhaus”.
O acervo conta com 56 imagens de prédios erguidos sob a influência desse estilo, capturadas pelo fotógrafo Hans Engels. A exposição, que já percorreu cidades na Alemanha e no resto da Europa, passou também por Curitiba e Porto Alegre, chegando agora a Brasília por iniciativa do Goethe Zentrum e da Embaixada da Alemanha.
Segundo Engels, o objetivo da mostra é levar aos visitantes uma visão geral do que foi o movimento. “A intenção desta exposição é documentar tanto o conhecido como o esquecido ou pouco conhecido; o recuperado, o remodelado e as ruínas e, com isso, trazer ao público um panorama mais completo da arquitetura Bauhaus”, afirmou.
Bauhaus
Criada em 1919 em Weimar, na Alemanha, a Escola de Bauhaus foi um movimento de vanguarda que surgiu em uma época de dificuldades para a Alemanha, logo após a 1ª Guerra Mundial.
O estilo visava unir arte e técnica e se caracterizava pela utilização de cores sóbrias, como branco, cinza e preto; por mobílias funcionais em aço, tecidos com fibras, entre outros. Apesar de inovador, a Bauhaus durou pouco, sendo reprimido em 1932 pelo governo nazista que chegava ao poder.
Serviço
Exposição “Arquitetura da Bauhaus”, com fotos de Hans Engels e textos de Axel Tilch
Data: De terça-feira a domingo, de 20.08 a 16.09.
Horário: das 9h às 18h30.
Local: Museu da República (Esplanada dos Ministérios).
Entrada Franca