Berlim ganhará aeroporto central em 2012

Desativado e em obras desde 2006, o prédio do Aeroporto Schönefeld dará espaço ao novo terminal aéreo central da capital: o Aeroporto Internacional Berlim-Brandemburgo – BBI (Berlin Brandenburg International Airport).


O projeto original do terminal que centralizará os serviços dos aeroportos de Tegel, Tempelhof e Schönefeld é de 1990, do período da reunificação do país, mas foi adiado por muitos anos por falta de verba. Além disso, muitas críticas eram feitas à desativação do antigo aeroporto de Berlim Oriental para a construção do novo, já que ele atendia às companhias de baixo custo.


Quando as obras começaram, a previsão de entrega era outubro de 2011, no entanto, com as novas normas de segurança estabelecidas pela União Europeia este ano, o terminal teve que ser redesenhado para incluir 32 linhas de segurança que controlarão bagagens e passageiros, postergando a inauguração para junho de 2012.


O novo aeroporto, batizado de Willy-Brandt Airport, recebeu um investimento de € 2,4 bilhões provenientes de empréstimos, € 430 milhões de acionistas e € 440 milhões dos fundos da Berlin Airports, empresa que administra os aeroportos da cidade.


Infraestrutura


O BBI contará com uma arquitetura moderna, alta tecnologia e oferecerá conexão com outros aeroportos internacionais, além de uma conexão direta com rodovias e uma estação de trem (com conexões principalmente para o leste europeu) e de metrô (para o centro da cidade e arredores).


Quando for inaugurado, ele terá capacidade de atender até 27 milhões de passageiros e, futuramente, pode ser adaptado para abrigar 45 milhões de passageiros, preparando a região de Berlim e Brandemburgo para a demanda das próximas décadas.


Um complexo de compras, negócios e gastronomia também foi planejado. O BBI Airport City oferecerá aos passageiros e visitantes lojas, cafés, bares, restaurantes, hoteis e centros de conferência de frente para o terminal.

Dirk Laubner / Berliner Flughäfen
Dirk Laubner / Berliner Flughäfen