Queda do desemprego estimula consumo na Alemanha

A Agência Federal do Trabalho da Alemanha (Bundesagentur für Arbeit) divulgou, nesta terça-feira (31), que o número de desempregados no país permaneceu praticamente o mesmo entre julho e agosto, com um leve recuo de 4 mil pessoas (sem ajustes sazonais) entre os dois meses.


O país tem agora pouco mais de 3,1 milhões, valor que, ajustado sazonalmente, é o mais baixo desde dezembro de 2008. No entanto, em valores totais, a taxa de desemprego do país permanece a mesma (7,6%).


“O bom desenvolvimento econômico tem melhorado a situação do mercado de trabalho. Os principais indicadores estão caminhando na direção certa”, explica Heinrich Alt, membro da direção da Agência.


Em comparação com o mesmo período do ano passado, o país tem agora 283 mil desempregados a menos.


A queda contínua do desemprego e a conseqüente expectativa de aumento de renda também têm influenciado o humor dos alemães na hora das compras.


Uma pesquisa realizada pela consultoria alemã GfK com 2 mil consumidores na Alemanha, aponta que a confiança do consumidor continuou estável em agosto (27.9 pontos), mesmo com o fim da Copa (época em que as pessoas costumam consumir mais).


A instituição acredita que o consumo esteja se recuperando de forma sustentável e estima que o setor contribua fortemente com a recuperação da economia do país, se as condições continuarem favoráveis.

REGIERUNGonline / Ute Grabowsky
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