Investir em energias renováveis no Brasil pode ser uma boa opção para empresas que desejam expandir seus negócios. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indicam que 85,4% da energia produzida no País provém de energias renováveis.
Os setores de energia eólica e etanol vêm chamando atenção especial da empresa alemã Klüber Lubrication, que produz soluções em lubrificação para equipamentos industriais. A companhia desenvolveu novos produtos de baixo impacto ambiental e com uma boa relação de custo-benefício.
Para Enrique Garcia, diretor geral da Klüber na América do Sul, o mercado de energias renováveis da região é estratégico e “dispõe de grande potencial de crescimento, acima da média de outras atividades econômicas, e atração de altos investimentos na diversificação das nossas matrizes energéticas”.
Para o setor de eólica, a Klüber produz lubrificantes com longa durabilidade, o que possibilita maiores intervalos de tempo entre as aplicações. Já para o segmento do etanol, ela desenvolve lubrificantes semissintéticos, mais ecológicos do que os asfálticos, utilizados pela maior parte do mercado.
“Isso representa economia de cerca de 40% nos gastos com lubrificante para esta aplicação e causa menor impacto ambiental, pois nosso produto é biodegradável, ao passo que o asfáltico é tóxico e pode causar problemas à saúde”, explica Garcia.