A United States Enronmental Protection Agency (EPA), em parceria com a Hamburg Süd, vem procurando meios para obter uma redução da contaminação causada pela navegação marítima.
O principal responsável pelos danos ao meio ambiente costuma ser o combustível dos navios, rico em enxofre. No entanto, em agosto, um combustível com taxa de 0,1% de enxofre, o Low Sulphur Marine Gas Oil (LMSGO), foi testado no navio porta contêineres “Cap San Lorenzo”, utilizado em Santos e no Golfo do México.
Estima-se que o LMSGO possa obter uma redução de até 95% em dióxidos de enxofre e de 85% em partículas finas. Segundo Gina McCarthy, administradora-assistente da EPA para Ar e Radiação, é importante receber o apoio de empresas ligadas diretamente a essa indústria.
“Reconhecemos e aplaudimos os esforços dos armadores, como a Hamburg Süd, que se engajaram voluntariamente em estratégias para redução das emissões como a troca de combustível”, disse.
Atualmente, algumas medidas já vêm sendo tomadas no sentido de controlar as emissões de enxofre expelidas pelos navios.Desde janeiro, por exemplo, os combustíveis usados em portos dentro da União Europeia só podem ter, no máximo, 0,1% de enxofre em sua composição.
A partir de agosto de 2012, a taxa máxima permitida deste poluente será de 1% para navios que circulam no Atlântico norte-americano, na costa do Pacífico e do Golfo dos Estados Unidos.
Para Dr. Ottmar Gast, presidente do conselho executivo da Hamburg Süd, é preciso que o impacto ambiental seja levado em consideração no desenvolvimento de novas tecnologias.
“Só raramente a proteção ambiental é considerada nos grandes progressos trazidos pelas revoluções tecnológicas. Ao contrário, é a soma de muitas pequenas medidas que resultam em melhorias. E é precisamente o que queremos conseguir com os testes em nossos navios”, afirmou.