A SAP anunciou esta semana a conclusão do processo de aquisição da Callidus Software Inc., líder de mercado conhecido por suas aplicações para gestão de desempenho de vendas e configuração-preço-cotação (CPQ), entre outras. Essas aplicações, comercializadas sob a marca CallidusCloud®, darão à SAP e a seus clientes uma solução diferente de gestão de relacionamento (CRM) baseada na nuvem, colocando a companhia em uma posição de liderança para competir no mercado CRM, avaliado em US$ 46 bi. A SAP planeja consolidar os produtos CallidusCloud dentro do portfólio de soluções de nuvem SAP® Hybris, que faz parte do grupo de negócios de nuvem da SAP.
No exercício fiscal de 2017, a CallidusCloud reportou uma receita de US$ 253,1 milhões, sendo que a receita proveniente de assinaturas somou US$ 198,2 milhões, com crescimento de 31%. A SAP apresentará uma visão atualizada para 2018, incluindo a CallidusCloud no relatório do primeiro trimestre.
CallidusCloud reforça o SAP Front Office Suite: vendas, dados de clientes, marketing, serviços e comércio
A aquisição da CallidusCloud completa o projeto da SAP de formatação de um novo front-office que vai além do legado CRM para oferecer um conjunto capaz de proporcionar experiências inteligentes aos clientes. Esse conjunto consiste de:
- Soluções CallidusCloud, que dão às empresas ferramentas para inspirar e capacitar os profissionais de vendas a converter intenções de compra em vendas, comissões e sucesso na carreira;
- Soluções Gigya, que ajudam as empresas a adotarem uma abordagem de marketing digital, vendas e serviços por meio da construção e desenvolvimento de relacionamentos online confiáveis. Gerenciando e coletando dados dos clientes adequadamente;
- Soluções de marketing SAP Hybris, que adotam uma abordagem de inteligência de marketing para ajudar profissionais a se relacionarem com consumidores em todo o ciclo de compras;
- Soluções de serviços SAP Hybris, que se concentram em reter clientes e assegurar que as empresas serão capazes de mantê-los ao prever a melhor forma de servi-los;
- Recursos de comércio omnichannel e de receita SAP Hybris, que dão às empresas capacidade de se relacionar com consumidores em qualquer canal e em qualquer dispositivo de forma imediata, convertendo transações em receita e crescimento.
Para Rob Enslin, membro do conselho executivo da SAP e presidente do grupo de negócios em nuvem da SAP: “Ao conectarmos front-office e back-office e vincularmos eles a um sistema digital básico, estamos redefinindo o CRM. Com as soluções SAP Hybris, já temos um dos mais poderosos pacotes de soluções do mercado para proporcionar excelentes experiências aos clientes. Contando agora com o CallidusCloud, estamos fortalecendo nossa estratégia de fornecer uma experiência inteligente e completa. Ao integrarmos o front-office com SAP S/4HANA® e SAP Cloud Platform, estamos oferecemos o que os CEOs buscam para gerir um negócio digital inteligente.”
De acordo com Leslie Stretch, CEO da Callidus: “Ter um negócio digital bem-sucedido significa proporcionar a melhor experiência possível aos clientes. As empresas só terão êxito se puderem levar dados e inteligência até as equipes de vendas. Dessa forma, serão capazes de avaliar ideias de marketing ou ter acesso a informações de estoque e produção em tempo real, permitindo atender às expectativas dos clientes em configurações e datas de entrega individualizadas. A própria experiência da SAP como cliente da CallidusCloud resultou em um ganho de até 50% de produtividade de vendas e nossa parceria tem levado a inúmeras integrações predefinidas para os sistemas SAP. Juntos, estamos muito bem posicionados para oferecer rapidamente nossas ofertas conjuntas, capazes de apoiar a transformação digital da função de vendas.”
Foto: Divulgação SAP