Durante os meses de abril e maio, a Fundação Volkswagen e o Centro Paula Souza – autarquia do Governo do Estado de São Paulo que administra 222 Escolas Técnicas (Etecs) e 71 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – estão realizando um ciclo de formação para educadores interessados em exercitar a integração de jogos em projetos didáticos voltados para mobilidade e cidadania. O curso acontece na modalidade semipresencial e prevê quatro encontros quinzenais, além de atividades a distância.
“Essa parceria oferece ferramentas que, muitas vezes, a escola não possui. Para o professor, expande as possibilidades e metodologias de ensino. Por meio do jogo, da ludicidade, ele se aproxima do universo do aluno e repensa o próprio processo pedagógico”, afirmou Lucília Guerra, responsável pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e Gestão (Cetec) da autarquia.
A iniciativa é destinada a professores e coordenadores do Centro Paula Souza e faz parte do projeto Jogo da Vida em Trânsito, realizado pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios. Nesta edição, estão sendo beneficiados 60 profissionais de ensino, que multiplicarão a metodologia para suas unidades. Um dos focos da formação é a aprendizagem por projetos, desde o planejamento até a avaliação.
Educação para a mobilidade e a cidadania
Mais do que capacitar os educadores a trabalhar com projetos e a explorar o tema da mobilidade em sala de aula, o objetivo da formação é transformar a realidade no entorno das Etecs e Fatecs, fazendo dos alunos e da comunidade escolar protagonistas de melhorias em benefício da sociedade. Assim, ao final do curso, os participantes desenvolverão um projeto-piloto, cujo formato poderá ser aplicado em suas escolas de origem. Entre os temas que despontaram nas discussões dos primeiros encontros, estiveram mobilidade urbana, acessibilidade, educação e segurança no trânsito, entre outros.
“O projeto faz muita diferença na vida dos alunos, que ampliam o alcance de suas ações enquanto cidadãos, para além do contexto escolar. Com isso, incentivamos o protagonismo a partir de um tema que inclui todos nós: a mobilidade”, refletiu Lucília Guerra. Aliás, a mobilidade foi recentemente incluída nas aulas de Ética e Cidadania das Etecs. “Formações como essa subsidiam o professor a se aprofundar nesse tema que, para além do componente de Ética, perpassa as demais disciplinas do Centro Paula Souza”, relatou Juliana Alves, Coordenadora de Projetos do Cetec.
Jogo da Vida em Trânsito
O Jogo da Vida em Trânsito é um projeto educacional da Fundação Volkswagen, realizado em parceria com a Virgo Game Studios para estimular o aprendizado prático sobre mobilidade, cidadania e segurança no trânsito, por meio de formações semipresenciais de educadores da rede pública. A implantação ocorre através de projetos pedagógicos interdisciplinares e lúdicos, em que os jovens protagonizam iniciativas locais para debater e melhorar a mobilidade. Há também cursos on-line disponíveis para todos os interessados. Com isso, a Fundação Volkswagen reforça sua vocação de mover pessoas pelo conhecimento, gerando mudanças e transformando potenciais em realidade.
Foto: Divulgação Fundação Volkswagen