Um cálculo realizado pela União Europeia revela que, economizando recursos energéticos por meio de medidas eficientes, a Europa poderia poupar cerca de € 100 bilhões. Já os 40 milhões de lares alemães, segundo a empresa Kofler Energie, têm um potencial de economia entre € 20 e € 30 bilhões.
Enquanto no setor industrial medidas para diminuir o gasto de energia já são consideradas prioridade, nas casas o tema ainda não ocupa muito espaço. Apenas um terço dos alemães, o equivalente a 31%, recebeu conselhos das empresas e serviços de abastecimento de energia sobre como economizar e otimizar seu consumo, como consta na pesquisa do Instituto de Pesquisa de Marketing (IMR). Além disso, na busca por informações, 12% receberam orientações de mecânicos, 9% de instaladores de chaminé, 6% da Central de Atendimento e 3% de arquitetos.
Os resultados indicam que as empresas ainda não encontraram uma forma de serviço apropriada para as novas questões energéticas, principalmente no âmbito dos clientes privados, “as empresas de distribuição de energia deixam o mercado de eficiência para seus concorrentes e desperdiçam imenso potencial de criação e lucro”, comentou Joachim Ramelow, presidente da consultoria de empresas Marketing Partner.