A volta do navio à vela

O Beluga SkySails, da empresa alemã de transporte marítimo Beluga Shipping, é o primeiro navio mercante a ter um sistema híbrido de propulsão. Para se mover sobre as águas, o cargueiro usa, além do combustível comum, o antigo sistema à vela, empregado nas embarcações do século XVI.


Com a utilização da energia eólica, o SkySails é capaz de reduzir o consumo de combustível fóssil em até 35% dependendo das condições dos ventos. Desta maneira, o navio poupa os recursos naturais e contribui para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.


O sistema foi desenvolvido pela SkySails GmbH & Co. KG e encomendado pela Beluga Shipping em 2006 para ser instalado em um navio da sua frota.


“Ao ver um Kite-Surfer no Mar do Norte (costa da Alemanha), que se movimentava sobre o mar com a ajuda do vento e de uma pequena vela, pensei: por que não usar isso em uma escala muito maior em um navio cargueiro?”, comenta Niels Stolberg, sócio-majoritário da Beluga Shipping.


O sistema SkySails é composto pela vela – que tem 320 m² e se assemelha a um paraquedas – , o mecanismo de lançamento e recolhimento e um controle de operação automática. Quando a vela é acionada (após a embarcação atingir 30 km/h em alto mar), o motor convencional é automaticamente reduzido. Por utilizar menos combustível, o sistema ecológico é também mais econômico para as empresas.


O Beluga SkySails já esteve no Brasil algumas vezes. Nas semana passada ele esteve novamente no porto de Rio Grande (RS) e depois em Santos (SP).


Planos


A companhia alemã pretende aumentar a capacidade de produção de energia eólica dos seus navios aumentando a superfície da vela utilizada e instalar o sistema híbrido em mais dois cargueiros da sua frota, que atende companhias como DHL, Rio Tinto, Brointermed Lines, Binteng Marine Shipping, entre outras.

Divulgação / Beluga Shipping
Divulgação / Beluga Shipping