Epidemia de Aids se estabiliza

Diversas ações e campanhas informativas sobre a Aids acontecem em todo o mundo nesta quarta-feira (1), Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Mesmo com os avanços alcançados nos últimos anos no tratamento e prevenção da doença, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, atualmente, 33,4 milhões de pessoas vivem com o HIV em todo o mundo.


No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 630 mil pessoas têm o vírus e cerca de 35 mil novos casos são registrados a cada mês. A Alemanha contabiliza 67 mil infectados, dos quais 80% são homens. Neste ano, já são 3 mil novas ocorrências.


 A boa notícia é que a sobrevida está aumentando. De acordo com a Associação Alemã da Indústria Farmacêutica – BPI (Bundesverband der Pharmazeutischen Industrie), a evolução dos medicamentos, entre outros fatores, contribuiu para que a expectativa de vida dos doentes hoje seja de 13 anos, em média.


Um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) mostra que a epidemia da doença parou de avançar e que o mundo está começando a reverter a disseminação do vírus. As novas infecções pelo HIV caíram quase 20% nos últimos 10 anos, os óbitos relacionados à Aids diminuíram em quase 20% os últimos cinco anos e o número total de pessoas vivendo com HIV está se estabilizando.

SXC
SXC