A estação mais fria do ano ainda não começou oficialmente, mas nas ruas e estradas já é possível sentir os efeitos do frio e da neve que chegou antes da hora. Desde sábado (04.12), todos os motoristas da Alemanha devem trocar os pneus normais pelos de inverno. O equipamento traz mais segurança, ao ajudar a reduzir o risco de derrapagens.
Segundo Peter Ramsauer, Ministro dos Transportes da Alemanha, “quem dirigir em ruas cobertas de neve, neve derretida, gelo ou geada e lama com os pneus errados estará colocando em risco a si mesmo e aos outros”. Além disso, quem for pego desrespeitando a norma enfrentará penas mais severas: anteriormente, a multa para esse tipo de infração custava 40 euros, agora está na faixa dos 80 euros mais perda de pontos na carteira.
Inverno fora de hora
O inverno antecipado na Europa continua a provocar caos em estradas, ferrovias e aeroportos da Alemanha. A neve que caiu em quase todo o país nos últimas dias continua a torna lento o tráfego em diversas estradas e rodovias e provocar acidentes.
O problema não se limitou às estradas alemãs. Segundo a Deutsche Bahn, neve nos trilhos, quedas de árvores e linhas danificadas atrapalharam o tráfego ferroviário na Saxônia, na Saxônia-Anhalt, na Turíngia e no norte da Baviera.
As fortes nevascas também causaram contratempos nos aeroportos. Em Munique ocorreram uma série de atrasos e cancelamentos, assim como em Frankfurt, onde centenas de voos continuam sendo cancelados, entre pousos e decolagens.