O ministro alemão Wolfgang Schäuble foi eleito, por um júri de especialistas em economia e finanças como o “Ministro das Finanças Europeu no ano de 2010”. Na eleição, promovida pelo jornal inglês Financial Times, a comissão avaliou, a favor de Schäuble, sua incansável e engajada luta pela consolidação das finanças federais nos tempos de crise.
Em entrevista concedida domingo (13) ao jornal alemão BILD o ministro Schäuble comentou sobre o título concedido pelo Financial Times.
Para ele, a eleição é a prova de que os outros países europeus têm uma avaliação positiva da política financeira alemã. “Isso é importante porque muitos procuram responsabilizar a Alemanha pela atual crise”.
Schäuble defendeu fortemente o Euro afirmando que ele não fracassará. Segundo ele “a inflação do Euro foi em média menor do que nos tempos do Marco Alemão” moeda vigente no país até 2002. “E a taxa de câmbio do Dólar Americano vs.Euro era claramente mais baixa quando ele foi introduzido do que atualmente”.
O ministro ainda comentou que aqueles que têm nostalgia dos tempos do Marco o aborrecem, especialmente quando sabem da realidade. “Quem observa a evolução da economia na Alemanha sabe que o nosso envolvimento internacional é maior do que de qualquer outra economia. Sem o Euro nosso câmbio próprio sofreria uma deflação, causando resultados negativos ao comércio exterior”.