Pense verde – aja com inovação – dirija com segurança – é o lema do Grupo Daimler AG do qual a Mercedes-Benz do Brasil faz parte. Pioneiro da indústria automobilística, o conglomerado se prepara para a era do pós-petróleo. Motores elétricos, carros híbridos e sistemas de células de combustíveis são as propostas inovadoras em desenvolvimento pelos seus pesquisadores.
Leia abaixo a entrevista concedida pelo Dr. Walter Sladek, responsável pela área de P&D de caminhões e de motopropulsores da Mercedes-Benz do Brasil.
BRASILALEMANHA: Como funciona o processo de inovação para o desenvolvimento de novas tecnologias na Mercedes-Benz em nível global e, mais especificamente, no Brasil?
Dr. Sladek: Tecnologias substancialmente novas muitas vezes são resultado da pesquisa acadêmica ou do pré-desenvolvimento na Daimler Trucks. Tais pesquisas encomendadas são motivadas ou pelo legislador (por exemplo, novas normas sobre emissões de gases) ou pelo próprio mercado. Assim que a aptidão geral de uma nova tecnologia é comprovada, o desenvolvimento continua até que possa ser produzida em série.
No Brasil, não temos a fase do pré-desenvolvimento. Ou usamos os resultados da Alemanha para continuar um desenvolvimento já iniciado ou começamos o processo de inovação aqui mesmo, com a nossa equipe de desenvolvimento de tecnologias para a produção em série.
BRASILALEMANHA: O senhor pode explicar quais são as suas responsabilidades e quais as principais tarefas?
Dr. Sladek: Um pilar importante da estratégia da Daimler Trucks é o aproveitamento de sinergias globais, ou seja, a utilização de componentes e produtos comuns (Commonality). Nisso, porém, é importante que as identidades das marcas, que podem ser mais ou menos fortes dependendo da região, não se diluam. Um Freightliner nos EUA sempre terá aparência de um Freightliner, um Fuso japonês, sempre de um Fuso japonês, e um Mercedes, sempre de um Mercedes – mas o motor, por exemplo, pode estar baseado no mesmo conceito no mundo inteiro.
Para incorporar essa estratégia de maneira eficiente, a área de desenvolvimento trabalha em estreita cooperação com as unidades nos EUA, no Brasil, na Turquia e no Japão.
Como sou responsável pela unidade brasileira, que desenvolve caminhões e agregados, a minha tarefa principal é oferecer aos nossos clientes o produto ideal quanto à confiabilidade e à qualidade e que seja o mais adequado para a aplicação a que se destina, utilizando, ao mesmo tempo, o maior número possível de peças comuns. Como as aplicações e solicitações às quais os produtos são submetidos na América Latina são diferentes e, em parte, até muito diferentes daquelas na Europa, às vezes são necessárias adaptações significativas para atender às altas exigências dos nossos clientes.
BRASILALEMANHA: A área de P&D no Brasil registra inovações, também, ou esse trabalho se concentra na Alemanha?
Dr. Sladek: Em nossa rede global de desenvolvimento, a unidade na Alemanha tem, sem dúvida, um papel especial, por ser um Centro de Competência. É lá que se registram todos os importantes desenvolvimentos básicos para caminhões pesados e semipesados.
Isso não significa, porém, que as inovações sejam só desenvolvidas na Alemanha. Uma das características mais importantes da marca Mercedes-Benz no Brasil é a robustez. Devido às aplicações muito especiais dos nossos clientes (utilização sob condições extremas na mineração, em plantações de cana e na indústria de madeira), temos muitas competências no que se refere à durabilidade e a veículos para qualquer terreno. Para assegurar que os nossos produtos atendam a essas exigências extremas, realizamos testes intensos em nossas pistas de provas e com o equipamento Hydropuls. Dentro da rede de pesquisa e desenvolvimento da Daimler Trucks, somos o Centro de Competência nessa área. O equipamento Hydropuls, aliás, é o maior do seu gênero na América Latina.
Na área dos biocombustíveis, também temos excelentes competências aqui no Brasil.
Além disso, aproveitamos, de maneira eficiente, os recursos disponíveis dentro da nossa rede global de pesquisa e desenvolvimento. Estamos realizando, a partir do Brasil, um projeto internacional: trata-se do desenvolvimento de um veículo, e nós temos toda a responsabilidade pelo desenvolvimento da cabine e do chassis.
BRASILALEMANHA: Dos investimentos efetuados no Brasil, qual é o orçamento para inovações?
Dr. Sladek: A liderança em inovação é outro importante fator de sucesso para a Mercedes-Benz e, por isso, investimos muito em inovações e novas tecnologias. Só no Brasil, nos próximos anos vamos investir, aproximadamente, R$ 250 milhões em novos projetos.
BRASILALEMANHA: Quais são as particularidades do mercado brasileiro em comparação com a Alemanha, no tocante a inovações e novas tecnologias?
Dr. Sladek: Por exemplo, desconheço país em que combustíveis alternativos – etanol, biodiesel ou gás – têm um papel tão importante como no Brasil. Além disso, existem características locais que muitas vezes inviabilizam o uso de novas tecnologias desenvolvidas em outras unidades. Como exemplo, cito o sistema de rastreamento, inclusive os imobilizadores.