A Volkswagen do Brasil acaba de lançar seu novo “Anuário de Responsabilidade Corporativa – 2014”, que tem como principal objetivo divulgar as ações de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da empresa, medindo seu desempenho nesses aspectos e prestando conta aos seus principais públicos de interesse sobre os temas considerados relevantes.
Levando em consideração as ações e os resultados da companhia nesta área no ano passado, a divulgação também inclui projetos que contribuem fortemente para o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Este é o terceiro ano consecutivo que a Volkswagen do Brasil publica o documento, que está alinhado a um dos objetivos do Mapa Estratégico da empresa: “Fortalecer Sustentabilidade como Princípio de Gestão”.
“A sustentabilidade faz parte do nosso DNA. Trabalhamos para envolver todos os colaboradores com esse tema”, informou o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Nesta consulta, realizada no final de 2014 e início de 2015, foram realizadas mais de 400 entrevistas e rodas de diálogos, em que foram definidos os temas mais relevantes a serem reportados, sendo alguns deles: Produto Ecoeficiente; Produção Eficiente: uso de recursos e materiais; Cadeia de Fornecimento Sustentável; Emprego, entre outros.
Uma das grandes novidades da publicação deste ano são as cartas escritas por membros do comitê executivo da Volkswagen do Brasil, a respeito de tópicos estratégicos para a empresa, relacionados aos temas de Estratégia, Gestão, Pessoas e Meio Ambiente.
O material também apresenta compromissos assumidos e iniciativas implementadas para melhorar cada vez mais a performance da Volkswagen do Brasil em direção à meta do Grupo Volkswagen definida para 2018.
O programa é parte da iniciativa global “Think Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e veículos ecologicamente corretos. Com este conceito, a Volkswagen também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade. O “Think Blue.” propõe tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos, e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes.
A operação brasileira está engajada no programa “Think Blue. Factory.”, que é aplicado ao processo produtivo da companhia e que tem como metas a redução de 25% no consumo de energia elétrica e térmica, água, geração de resíduos, CO² e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.
Além disso, uma das estratégias da empresa é detalhar os esforços corporativos voltados ao pilar social, por meio de iniciativas voltadas aos empregados e dos diversos projetos sociais voltados às comunidades de entorno das fábricas e à sociedade mais ampla.