Publicidade

Lifestyle Turismo
7 de maio de 2010

Porto de Hamburgo completa 821 anos

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Um festival na cidade de Hamburgo, na Alemanha, vai celebrar por três dias os 821 anos do principal porto do país e 2º maior da Europa. Desta sexta-feira (7) até domingo (9), trezentas embarcações, luxuosos transatlânticos e um gigantesco navio movido a energia solar (“PlanetSolar”) estarão reunidos para celebrar com os visitantes e moradores o aniversário do Porto. A programação conta ainda com mais de 200 atrações em terra e mar, com música, exposições e espetáculos.


A extensa programação do festival faz jus à grandiosidade do porto, cuja história se mistura com a da própria cidade. Localizado no Rio Elba, com saída para o Mar do Norte, ele ocupa uma área de 75 km², ou seja, um décimo da superfície total de Hamburgo.


História eTecnologia


O porto nasceu na Idade Média, ganhou cada vez mais importância durante o século XIX, foi bombardeado durante a 2ª Guerra Mundial e em pouco tempo reergueu-se e modernizou-se. Entre 1958 e 2008, o movimento anual passou de 30 milhões de toneladas para 140 milhões de toneladas. Atualmente, a conteinerização – manipuação de meradoria por contêiners, que indica o nível de modernização do porto – chega a 96%.


Uma média de 12 mil navios cargueiros passam por Hamburgo todos os anos. É mais do que o dobro, por exemplo, do volume de navios que atracou no Porto de Santos, o maior do Brasil, em 2009.


A Ásia é hoje o principal parcerio comercial do porto de Hamburgo, respondendo por 59,3% dos embarques e desembarques. Em seguida vem a Europa (27,9%) e a Amércia Latina (6%).

Hafen Hamburg/Hasenpusch
Hafen Hamburg/Hasenpusch

Compartilhe:

Artigos relacionados