Tecnologia da Bosch ajuda motoristas a estacionar


O lugar perfeito para estacionar está situado perto de onde o motorista pretende ir, que oferece espaço suficiente para o carro, e está desocupado. Achar este espaço, no entanto, pode ser extremamente frustrante – especialmente nos centros urbanos. Na Alemanha, o tempo médio de procura por um lugar adequado para estacionar leva em média dez minutos.


De acordo com uma pesquisa realizada por uma das líderes no mercado europeu em gestão de estacionamento, as pessoas dirigem cerca de 4.5km quando estão procurando por uma vaga, resultando em um gasto de 1.35 euros por procura.


“Estamos aliviando os motoristas da frequente procura penosa por vaga”, disse o Dr. Dirk Hoheisel, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH. Além disso, motoristas também podem usar seus smartphones para guiá-los direto para o local. Segundo a empresa, tudo isto economiza tempo, dinheiro e é bom para o meio ambiente.


A chave para uma gestão de estacionamento é a detecção confiável de espaços disponíveis. Sendo assim, a Bosch desenvolveu um sensor de ocupação, que é um pouco maior que um CD em termos de circunferência e mede em torno de três centímetros de altura.


Os sensores são instalados nas garagens e em espaços de estacionamento nas ruas. A novidade desta tecnologia é que os sensores de ocupação operam sem fio e são carregados por baterias, que eliminam o esforço e a despesa de colocar cabos. Cada bateria tem vida útil de sete anos.


Uma caixa de plástico robusta torna os sensores capazes de resistir a qualquer condição climática e, dentro dela, a Bosch instala duas tecnologias diferentes de sensores que corroboram a informação coletada pela outra. O benefício disto é aprimorar e criar uma confiabilidade livre de erros na hora de detectar vagas.


Esta gestão é um excelente exemplo de como a empresa está moldando o mundo conectado. Entretanto, o serviço não é apenas para os motoristas, mas também para os operadores do local. “Podemos melhorar ainda mais a taxa de ocupação de lugares muito usados” disse Hoheisel.


Um portal na web oferece aos funcionários de estacionamentos uma visão clara de quais vagas estão ocupadas, por quantos veículos e quando. Durante os períodos de pico, essa informação, entre outras coisas, pode direcionar os motoristas para os espaços que são menos usados.

Divulgação Bosch
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