Aconteceu na última quinta-feira (22), a 7ª edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, realizada pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), em São Paulo. O evento, que ganhou um novo formato, teve em sua abertura a presença do Dr. Wolfram Anders, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e CFO da Robert Bosch Ltda, bem como do Sr. Wilson Bricio, Presidente da VDI-Brasil e da ZF América do Sul.
Em seu discurso, Dr. Anders citou que a parceria da Câmara Brasil-Alemanha com a VDI-Brasil, iniciada em 2008, apoia e fomenta o progresso desses profissionais, que são de suma importância para o bom funcionamento da engrenagem Brasil-Alemanha.
O evento contou com três painéis que abordaram questões atuais de várias áreas da engenharia: “Os desafios do Engenheiro ante a Indústria 4.0”, “O Engenheiro na Inovação e Produtividade” e “O Engenheiro na Gestão”. As palestras e Round Tables contaram com a presença de importantes e renomados nomes sobre os assuntos, e teve como público alvo engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes empresas, representantes de associações e entidades de classe, além de políticos, acadêmicos e demais interessados na Engenharia.
Ao final do evento, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha entregou, em sua primeira edição, o Prêmio VDI-Brasil, que tem o objetivo de reconhecer os esforços e a contribuição desses profissionais no cenário da engenharia no Brasil e no exterior. Foram agraciados dois profissionais nas categorias Embaixador VDI e Destaque da Engenharia.
Edgar Horny, presidente do Conselho Regional do Grupo Voith no Brasil, que atuou como presidente executivo da Voith e da Voith Hydro em São Paulo e, de 2008 a fevereiro de 2013, foi Presidente da VDI-Brasil e atua como seu presidente de Honra, foi homenageado com o Prêmio Embaixador VDI-Brasil. Esta categoria destaca profissionais que tenham dedicado esforços e contribuído de forma impactante para as atividades da VDI no Brasil. Em seus cinco anos à frente da Associação, Horny aumentou consideravelmente a quantidade de associados e de atividades da organização, ampliando cada vez mais seu alcance e relevância. Foi ele também quem idealizou o Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, que este ano chegou a sua 7ª edição
Em seu discurso de agradecimento, Horny dedicou o prêmio ao vice-presidente executivo da AHK-SP Thomas Timm, pela colaboração na nova formação da VDI a partir de 2008.
Já como Destaque da Engenharia, o premiado foi o Dr. Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração da EMBRAPII. O objetivo desta categoria é evidenciar profissionais da engenharia que contribuíram com sua expertise e carreira não somente na área técnica, mas também nos assuntos de gestão, além de estarem alinhados no desenvolvimento de projetos entre o Brasil e a Alemanha, estreitando, assim, a relação entre os dois países. A premiação será concedida anualmente, com o objetivo de reconhecer engenheiros, dos diversos setores, por uma vida dedicada a contribuições para o desenvolvimento do País.