A GfK, que tem 40 anos de experiência internacional em medição de audiência e está presente no Brasil desde 2002 na área de pesquisa de mercado, celebrou com os principais nomes do cenário brasileiro de mídia, em uma festa no último dia 19 de outubro, o lançamento do inovador serviço de medição de audiência de TV.
No evento, que contou com a participação de aproximadamente 180 representantes de emissoras de TV, empresas anunciantes, agências de publicidade e associações setoriais, os participantes puderam entender melhor como o serviço de medição de audiência da GfK, construído com tecnologia desenvolvida pela própria empresa, trará mudanças positivas para o mercado brasileiro de mídia.
“Estamos celebrando um grande marco global que é tornar a GfK um novo índice, uma nova ‘moeda’ para a compra e venda de espaço publicitário na TV no Brasil”, afirmou Stefan Raum, Head Global de Medição de Audiência e Insights da GfK. “Assim como em outros países, estamos agora passando por um processo de reconhecimento dessa nova ‘moeda’ pelo mercado. Esse tipo de processo é feito em fases, para proteger o ambiente de mídia. Há três semanas, começamos a entregar os dados de medição para nossos clientes, aceitamos uma auditoria e agora estamos nos processos de registro das associações setoriais”, completou.
Além da medição de TV, a GfK já trabalha em um painel online, que medirá o acesso dos consumidores à internet por meio de computadores, tablets e smartphones. No futuro, a GfK também oferecerá no Brasil seu serviço de medição crossmedia (integração entre os painéis de TV e online na mesma plataforma) e análises com fusão de dados de outras pesquisas.
“Teremos uma abordagem diferenciada de medição integrada dos diferentes estágios de comunicação até o ponto de venda”, explicou Ricardo Monteiro, diretor-geral da divisão de Medição de Audiência e Insights da GfK no Brasil.
Entre outras funcionalidades, os softwares desenvolvidos pela GfK permitirão a comparação, na mesma tela, de dados de audiência de diferentes regiões, para uma compreensão sobre o impacto dos diversos tipos de conteúdo sobre cada público. Assim que houver um histórico de dados, os softwares possibilitarão também uma análise preditiva do comportamento dos telespectadores, cuidadosamente baseada em estatísticas.