ThyssenKrupp lança tecnologia para elevadores


Com o objetivo de diminuir o estresse na vida de um bilhão de pessoas que utilizam elevadores todos os dias nas regiões urbanas, a ThyssenKrupp lança o MAX, uma solução Microsoft Azure viabilizada pelo uso de IoT para aumentar a capacidade de transporte em edifícios. A nova tecnologia poderá garantir o funcionamento dos elevadores em torno de 108 séculos adicionais em horas, por ano de operação.


Esta solução preditiva e antecipativa da empresa aumenta a capacidade de monitoramento remoto, ampliando consideravelmente os níveis existentes de disponibilidade para elevadores atuais e novos.


Utilizando o poder da tecnologia IoT (Internet das Coisas) da Microsoft Azure, o MAX possibilita que elevadores “digam” aos técnicos de manutenção suas necessidades reais, incluindo a substituição de componentes, manutenção proativa de sistema e identificação de reparos em tempo real.


Os 12 milhões de elevadores em operação no mundo transportam um bilhão de pessoas por dia, fazendo do aparelho o meio de transporte mais utilizado e o mais seguro. Porém, em um ano de operação, estes elevadores ficam indisponíveis por conta de intervenções para a realização de manutenções, o que cumulativamente totaliza mais de 190 milhões de horas (ou 216 séculos). A finalidade do MAX é melhorar significativamente essas estatísticas, reduzindo os períodos de indisponibilidade.


Com esta solução, os dados dos elevadores ThyssenKrupp coletados em tempo real são enviados à plataforma em nuvem segura do Microsoft Azure, na qual um algoritmo calcula o tempo de vida útil remanescente de componentes e sistemas em cada elevador.


Desta forma, a equipe de mais de 20.000 técnicos e engenheiros de manutenção da empresa em todo o mundo poderá notificar proprietários, síndicos e administradoras de edifícios com antecedência quando componentes ou sistemas necessitarem de reparos ou trocas de peças, evitando que o elevador fique fora de operação. Consequentemente, em um edifício conectado ao MAX, as pessoas esperarão menos tempo pelos elevadores, resultando numa diminuição do estresse e mais tempo de qualidade de vida.


Segundo Andreas Schierenbeck, CEO da empresa, a missão é revolucionar e fazer algo que ninguém jamais fez na área. “Queremos transformar uma indústria centenária que dependia de tecnologias estabelecidas há anos. As cidades atuais precisam de inovações que atendam aos desafios da urbanização em massa que estamos vivenciando atualmente. Estamos muito contentes em trabalhar com a Microsoft, levando a ThyssenKrupp de fato à era digital, mudando a maneira como a indústria de elevadores oferece serviços de manutenção”.


Schierenbeck acrescentou que “o MAX é o segundo pilar da nossa revolução, seguindo a introdução de tecnologias mecânicas absolutamente revolucionárias, como as tecnologias TWIN para elevadores e a tecnologia MULTI sem cabos para edifícios do futuro, criadas


para reduzir as pegadas de carbono de elevadores e liberar espaços importantes para a geração de rendas adicionais com aluguéis em edifícios”.


Para Kevin Turner, diretor operacional da Microsoft Corporation, a partir da plataforma segura em nuvem, as capacidades IoT de Microsoft Azure estão conectando milhões de sistemas para a ThyssenKrupp, ajudando a empresa a integrar e analisar seus dados para que eles passem de um modelo reativo para um modelo proativo de negócio. “Por meio de dados inteligentes, a companhia está de fato transformando seu negócio e a maneira como elas interagem com os administradores de edifícios”.

Divulgação ThyssenKrupp
Divulgação ThyssenKrupp