Publicidade

Economia Feiras
20 de setembro de 2019

Empresas zero carbono – conheça a tendência que será abordada na HANNOVER MESSE 2020

Por Bruna Anielle

Nenhuma imagem disponível na galeria.

As indústrias são frequentemente confrontadas nos níveis individual, organizacional ou governamental no que diz respeito à exigência de redução de sua pegada de carbono e seus níveis de emissão de CO2. Felizmente, a mudança para uma produção ecologicamente amigável é mais fácil do que se imagina. Mas, como isso funciona na prática?  

Grandes corporações já estão mostrando o caminhoPor exemplo, a seguradora Allianz planeja destinar investimentos à neutralidade em carbono até 2050, e a Bosch está programada para eliminar toda a sua pegada de carbono até 2020.  

Vale ressaltar que o compromisso ecológico assumido por marcas e instituições vem desempenhando um papel cada vez mais importante nas decisões de compra dos consumidores. A lealdade e o engajamento dos funcionários de forma conjunta à empresa também podem contribuir significativamente para um resultado positivna preservação do meio ambiente. 

Devido à alta relevância do assunto em âmbito global, a HANNOVER MESSE, a mais importante feira internacional do setor industrial, aborda o tema onipresente em seus eventos internos, além de reunir uma série de expositores com soluções e suporte voltados à produção neutra em carbono. 

A plataforma recebe fornecedores de soluções específicas que podem ajudar uma empresa a diminuir ou evitar a emissão de gases de efeito estufa dentro de sua cadeia de valor, a partir de tecnologias que visam à neutralidade climática. 

Companhias que objetivam a neutralidade climática devem desenvolver o plano de ação adequado à sua realidade. Os custos variam dependendo do número de medidas tomadas e da rapidez com que são implementas. Estes custos podem ainda ser distribuídos por um determinado período através de uma estratégia individual. Uma vez que o público consumidor está cada vez mais interessado em conhecer as ações ambientais das empresas, a competitividade entre as marcas tende a aumentar para atender essa demanda. A proteção climática será, portanto, decisiva para o futuro do marketing empresarial e valiosa a longo prazo, além de diminuir drasticamente os custos das empresas com energia. 

Geralmente o caminho para a emissão zero pode ser dividido em três etapas: análise das emissões da indústria e de possíveis soluções para a diminuição de carbono, adoção de fontes de energia limpas e, por fim, a compensação de emissões de carbono inevitáveis com projetos próprios ou apoiando um programa ambiental respeitável. Alguns dos métodos mais adotados para a diminuição do carbono são a utilização do calor residual em processos, o reuso de águas para resfriamento de máquinas e a compra de energia fotovoltaica. 

A próxima edição da HANNOVER MESSE acontece entre os dias 20 e 24 de abril de 2020. A Câmara Brasil-Alemanha, representante oficial da feira, auxilia brasileiros interessados em expor. Caso tenha interesse, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 5187-5111. 

Compartilhe:

Artigos relacionados