A DHL, uma das companhias líderes em logística, emitiu um novo estudo intitulado “Fair and Responsible Logistics” (“Logística Responsável e Justa”), informando sobre uma tendência que está transformando a forma como as empresas operam, garantindo o crescimento de lucros lado a lado com a sustentabilidade, além da criação de valor em compartilhamento com todas as partes interessadas.
O relatório foi desenvolvido pelo time da DHL Trend Research como uma iniciativa em curso dentro da Deutsche Post DHL Group para acelerar a sustentabilidade e a responsabilidade na indústria de logística.
No estudo, são analisados os principais impulsionadores da neutralidade e da transformação da responsabilidade, sobretudo as expectativas crescentes dos consumidores de “serem justos”. O relatório também destaca que, enquanto muitas empresas estão confiando em digitalização e novas tecnologias como as principais fontes de rejuvenescimento do negócio atualmente, elas não devem ignorar o movimento em direção ao negócio justo e responsável, já que isto está se tornando uma importante fonte de crescimento para o futuro e vantagem competitiva duradoura.
São descritos 15 casos de uso em potencial no relatório para mostrar como as empresas de logística podem facilitar a economia circular e permitir um acesso, produção e negócio justos. A partir destes casos, a DHL pretende desenvolver provas de conceito para acelerar a tendência desejada.
Segundo a empresa, com o clima atual, garantir um futuro sustentável está se mostrando mais desafiador do que nunca, com a produção e o consumo de massa causando desequilíbrios nas sociedades globais e ao meio ambiente.
“Vemos uma crescente demanda por práticas comerciais justas e responsáveis de todas as partes interessadas, e acreditamos que a logística pode acelerar a adoção desta tendência”, explica Dr. Markus Kückelhaus, vice-presidente de Inovação e Pesquisa de Tendências da DHL Customer Solutions and Innovation. “A logística é um negócio de rede com um alcance global que pode desempenhar um papel fundamental para ajudar as empresas na melhoria da transparência em toda a cadeia de abastecimento”.
Comprometimento com futuro sustentável
Fornecedores de logística, por exemplo, podem estabelecer armazéns ideais e caminhões que fornecem a infraestrutura para aumentar volumes de reciclagem e reduzir o desperdício.
“Com as nossas soluções GoGreen, já atendemos a crescente demanda por logística responsável e criamos um valor comum para os nossos clientes, nossos negócios e o meio ambiente”, explica Katharina Tomoff, vice-presidente Shared Value da Deutsche Post DHL Group. “Estamos nos esforçando para expandir as soluções relacionadas, tais como logística reversa para uma economia circular”.