A Henkel, empresa das áreas de Laundry & Home Care, Beauty Care e Adhesive Technologies, completou em novembro 60 anos de atuação no mercado brasileiro. A empresa iniciou suas operações locais em 13 de novembro de 1955 ao inaugurar uma fábrica na cidade de Jacareí, no Interior de São Paulo. Hoje, a Henkel possui três fábricas no Brasil, localizadas em Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de seu escritório central localizado na Lapa e conta com mais de 900 profissionais. Ao longo das últimas seis décadas, a empresa firmou sua posição expressiva nos segmentos de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com marcas que conquistaram os brasileiros, como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional.
“Há 60 anos escolhemos o Brasil para iniciar as nossas operações na América Latina, e durante este período trouxemos importantes inovações por meio de nossas marcas e tecnologias inovadoras que estão presentes em todo o tipo de produto que os brasileiros utilizam no dia a dia – de eletroeletrônicos a móveis, de produtos de consumo a industriais”, disse Manuel Macedo, presidente da Henkel Brasil. “É um grande orgulho para nós vermos que ao longo da nossa trajetória a oferta de marcas e tecnologias da Henkel evoluiu e cresceu junto com o País’’.
A primeira fábrica da Henkel no Brasil, localizada em Jacareí, iniciou suas operações com a produção de detergentes industriais, P3, e auxiliares para a indústria têxtil e de couro. No fim da década de 70, a fábrica modernizou-se e tornou-se a primeira indústria química do Vale do Paraíba a receber uma Estação de Tratamento de Efluentes, demonstrando o pioneirismo da Henkel com a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. A água tratada passou a retornar ao rio Jacareí limpa e pura, evitando prejuízos ao ecossistema local.
No ano de 1983, foi inaugurada a unidade de Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. A instalação da fábrica levou desenvolvimento e diversas oportunidades de empregos diretos e indiretos para a região, até então carente nessa área.
Já no século XXI, a Henkel implementou um novo programa de reciclagem e inclusão social por meio do evento “Do Lixo ao Luxo” para promover a conscientização à Proteção ao Meio Ambiente. Funcionários, terceiros, prestadores de serviços e respectivos familiares são convidados a participarem do evento para aproveitar material reciclável e transformá-los em fantasias e adereços para um desfile a ser apresentado nas fábricas da Henkel.
Em 2012, a empresa publicou globalmente sua nova Estratégia de Sustentabilidade 2030, com a meta de alcançar mais resultados com menos recursos e triplicando a sua eficiência. A nova estratégia de sustentabilidade aplica-se a todas áreas de negócios e toda a cadeia de valor. No ano seguinte, alinhado à Estratégia, a Henkel Brasil trocou a iluminação da Planta de Itapevi por lâmpadas de LED, que são menos poluentes, possuem uma vida útil maior e consomem menos energia, o que rendeu uma economia de energia de cerca de 20%.
Em 2014, a Henkel inaugurou a unidade produtiva de Poliuretano, localizada na fábrica de Jundiaí. Nesta unidade foram aplicados os conceitos de Green Building, visando gerar uma maior economia no uso de água e energia elétrica. As instalações foram projetadas para utilizar ao máximo iluminação e ventilação natural, gerando economia, produtividade e respeito ao meio ambiente.
A fábrica de Jundiaí é um centro de competência e referência mundial da Henkel na produção de Liofol, como também, na fabricação interna de poliéster – matéria prima fundamental para a manufatura da linha de adesivos Liofol. Com a nova fábrica, a empresa teve um aumento de 40% na produção de adesivos industriais, com capacidade de exportação para toda América Latina e outros continentes. Com isso, a Henkel aumentou seu portfólio e tornou-se autossuficiente na produção desse segmento de adesivos industriais.
A Henkel consolidou sua atuação frente à responsabilidade social em 2015, quando foi host da iniciativa Together for Sustainability no Brasil. A iniciativa tem como objetivo desenvolver e implementar uma auditoria global para avaliar e melhorar as práticas de sustentabilidade dentro das cadeias de abastecimento da indústria de produtos químicos. Cerca de 300 participantes, incluindo fornecedores, representantes da empresa membro do TfS estavam presentes no evento, que ocorreu na cidade de São Paulo, em junho deste ano.
Neste mesmo ano, em outubro, a Henkel inaugurou o projeto One Roof, que consiste em um escritório único reunindo aproximadamente 300 colaboradores das áreas de negócios de Adhesive Technologies, Beauty Care e demais funções de suporte (Finanças, RH, IT, Compras, Comunicação Corporativa etc). O projeto, que está alinhado com os padrões globais de Green Building, visa agilizar e padronizar as operações da empresa seguindo o conceito global de espaço de trabalho da Henkel.
Inovação em adesivos e cosmética
A marca de Beauty Care, Schwarzkopf Professional, iniciou as operações no Brasil em 1989 por meio do distribuidor Coper, trazendo nessa época a marca Natural Styling e Silhouette. Em 1994, com o lançamento de Igora Royal, a marca reforça a sua presença entrando no mercado de colorações e em 2004 inaugura a Academia ASK em São Paulo. Em 2015, a marca apresentou novos produtos da linha de tratamento capilar Bonacure Oil Miracle, voltada para atender as necessidades dos mais variados tipos de cabelo.
Em 2006, a Henkel finalizou a compra da Alba e incorporou as marcas Cascola, Durepoxi e Flexite ao seu portfólio. Neste mesmo ano, a empresa foi a primeira a lançar um produto sem o solvente toluol da sua linha de adesivos de contato. Em 2009, a empresa voltou a ser pioneira ao banir o solvente de toda sua linha de produtos de adesivos.
No ano de 2010 a companhia seguiu o padrão global, harmonizando a logomarca Cascola e potencializando-a para outras categorias além da cola de contato, chegando a PVA e selantes. Em 2015, a Henkel lançou o Adesivo de Montagem Cuba e Espelho – o primeiro no mercado com dupla função.
Durante sua atuação no Brasil, a Henkel trouxe diversas inovações para o mercado local, tanto para a área industrial quanto para o consumidor final. Dois exemplos de lançamentos marcantes são as tradicionais colas Super Bonder e Pritt, ambas lançadas nos anos 70.
Comercializada pela marca Loctite, a Super Bonder é tida como uma tecnologia de cola instantânea que não era só capaz de atender as necessidades da indústria, mas também os problemas domésticos de consumidores. A Super Bonder recebeu diversas melhorias em sua fórmula durante os anos, aumentando sua resistência a impactos, aderência, versatilidade e qualidade final.
A Pritt chegou ao País em 1979 revolucionando o mercado, sendo a primeira cola do mundo a adotar o formato em bastão – que se mostrou muito mais fácil para manusear e utilizar em acabamentos. Logo, ganhou o mercado e foi integrada aos materiais escolares dos estudantes brasileiros.
No ano de 2001, a Pritt foi lançada ao espaço com destino à Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS), e para comemorar o feito, a Henkel lançou uma edição especial no Brasil. Em 2014, a cola ganhou bastões coloridos em azul, amarelo, verde e vermelho, o que tornou o produto ainda mais atrativo para o mercado educacional.