Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sete membros da comissão técnica do clube alemão Borussia Dortmund (BVB) – patrocinado pela Evonik – estarão no Brasil para a realização do projeto “BVB Evonik Soccer School”. A ação que tem como foco a formação de jovens atletas já acontece em outros países, mas aqui terá um formato diferenciado.
A iniciativa da Evonik, em parceria com o BVB, tem cunho social e o objetivo de deixar um legado, por meio do conhecimento. Para isso atuará na base da formação de jogadores do Brasil, contemplando 100 crianças, de 7 a 13 anos –participantes do projeto social do Clube Pequeninos do Jockey, de São Paulo – e 60 treinadores de futebol da categoria infanto-juvenil que atuam em projetos sociais e escolinhas de futebol de caráter social.
Iniciada em 2007, a iniciativa envolvendo Evonik e Borussia Dortmund vem dando excelentes resultados. Além do patrocínio ao time alemão e ao projeto BVB Evonik Soccer School, a indústria química também viabilizou a produção do e-Book “Reading the Game”, sobre o time.
O conhecimento que os membros do Borussia compartilharão com os professores e técnicos brasileiros deverá ser replicado para o maior número possível de crianças, aumentando a abrangência do projeto.
Weber Porto, diretor presidente da região Central e América do Sul da Evonik, destaca: “Se cada professor que participar desta iniciativa treinar, em média, 50 crianças em seu projeto social, teremos oportunidade de estender este conhecimento para 3 mil crianças. Ao aproveitar a presença da equipe do BVB aqui de uma forma diferenciada, pretendemos realmente deixar um legado transformador e duradouro, que possibilite novas percepções a todos os envolvidos”.
Formadores em formação
No dia 26 de fevereiro ocorrerá o lançamento do projeto e a realização do workshop teórico, comandado pela comissão técnica do Borussia Dortmund e destinado a 60 treinadores de projetos sociais, ONGs e escolinhas de futebol de comunidades carentes. O evento será realizado no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
No dia 27 os professores poderão acompanhar o treinamento teórico e prático que será ministrado durante todo o dia para as crianças e que contemplará não somente habilidades técnicas (dribles, passes, finalização, etc.), mas também comportamento social e outros tópicos da educação esportiva.
O encerramento do programa ocorrerá no dia 28, com a participação de filhos de colaboradores e de clientes da Evonik que terão oportunidade de participar de um treinamento, no mesmo formato do evento realizado no dia anterior sob orientação dos técnicos do Borussia. Todas as crianças envolvidas no projeto receberão um certificado de participação e um uniforme exclusivo.
Fãs assíduos
Esta será a primeira iniciativa do projeto BVB Evonik Soccer School na América do Sul. A escolha do Brasil é muito bem-vinda, pois muitos torcedores brasileiros se identificam com o clube. A fan page “Borussia Dortmund Brasil” possui mais de 33 mil fãs no Facebook, que interagem de forma assídua e engajada.
Na página oficial do clube no Facebook já são mais de 800 mil seguidores brasileiros, o que faz com que o clube publique posts em português com frequência. Nosso país é o segundo mais popular da página, atrás apenas da Alemanha.
No dia 12 de outubro do ano passado, a postagem “Feliz Dias das crianças e um ótimo feriado para todos os torcedores aurinegros no Brasil”, feita pelo clube, rendeu 22 mil curtidas, mostrando a importância de ativar os fãs também fora da Alemanha.
A torcida do Borussia Dortmund é conhecida mundialmente por sua enorme paixão pela equipe e pela presença massiva nos estádios em que o time joga. Por aqui, a expectativa é que esta ação proporcione uma experiência única e intensa com treinadores altamente qualificados de um dos times internacionais mais famosos e queridos no Brasil.