A Bayer Schering Pharma lançará cinco novos medicamentos no mercado nacional e planeja ampliar a participação do País nas pesquisas para desenvolvimento de novos medicamentos em 2011. A companhia anunciou também os resultados de suas vendas globais nos primeiros nove meses de 2010, que alcançaram aproximadamente € 8 bilhões.
A estratégia da divisão da Bayer HealthCare é manter o crescimento a uma taxa percentual de dois dígitos por ano. “O Brasil tem um mercado farmacêutico muito competitivo, mas também muito atraente”, afirma Theo van der Loo, presidente da Bayer Brasil. Entre os novos medicamentos que serão colocados no mercado neste ano estão a pílula anticoncepcional “Qlaira”, o medicamento para hipertensão pulmonar “Ventavis” e o “Levitra ODT”, contra a disfunção erétil. De acordo com o presidente da Bayer Brasil, a companhia seguirá explorando o potencial do mercado brasileiro para áreas como Saúde Feminina, Cardiologia e Diagnósticos por Imagem.
Atualmente, o Brasil é um dos principais centros de produção da Bayer para hormônios, produzindo quase 2,5 bilhões de comprimidos por ano e gerando um volume de exportação de mais de US$ 120 milhões. A Bayer Schering Pharma é líder no mercado nacional e mundial de pílulas anticoncepcionais.
A empresa planeja ainda dobrar seu orçamento local para as pesquisas clínicas realizadas em colaboração com centros como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Instituto do Coração, Instituto do Câncer, UNIFESP, UNICAMP, entre outros. Em 2010, cerca de 200 centros de pesquisa participaram dos estudos da Bayer Schering Pharma, somando mais de 1.500 pacientes inscritos.