Ler o rótulo das embalagens antes de comprar o produto é um hábito para a maior parte dos brasileiros. Um estudo realizado pela GfK, empresa de pesquisa de mercado, revela que metade dos brasileiros afirma ler os rótulos sempre ou na maioria das vezes. Somados aos 27% que o fazem com menor frequência, os consumidores que leem os rótulos das embalagens pelo menos de vez em quando totalizam 77%.
A pesquisa ouviu 1 mil pessoas, a partir dos 18 anos, em nove regiões metropolitanas do País, e constatou que os entrevistados com idades entre 35 e 55 anos são os mais atentos ao conteúdo das embalagens (55%). Entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, o índice de leitura é o mais baixo (44%). Entre os integrantes das classes C e D o índice de leitura frequente dos rótulos é de 46%, enquanto que nas classes A e B chega a 54%.
Homens e mulheres têm a mesma preocupação com o assunto. O estudo mostrou que 50% dos entrevistados do sexo feminino e masculino afirmam ter esse costume.