Cientistas da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin) desenvolveram um sistema capaz de guiar um carro apenas com a força do pensamento. A tecnologia, testada nesta segunda-feira (28), funciona por meio de sensores que captam ondas cerebrais de comandos padronizados, como “esquerda”, “direita”, “acelerar” e “frear”.
O sistema consegue “ler” essas ordens utilizando um software que lê um eletroencefalogramas do motorista em tempo real.
Segundo o Professor Raúl Rojas, do laboratório AutoNOMOS, responsável pelo projeto, os testes mostraram que os sensores permitem ao motorista controlar o carro sem problemas. Houve apenas um pequeno atraso entre os comandos cerebrais e a reação da máquina.
Em um segundo momento, os veículos funcionaram automaticamente e os motoristas conseguiram escolher a direção a ser seguida em um cruzamento, somente pelo pensamento.
O “Brain Driver”, como a tecnologia é chamada, é apenas um protótipo, mas o objetivo é desenvolver sistemas automotivos para o futuro com interface homem-máquina, buscando a condução autônoma dos veículos.
A pesquisa está sendo registrada em filme pelos cientistas e pode ser acessada pelo site http://tinyurl.com/BrainDriver .