Em sua primeira visita ao Brasil o Ministro do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Dr. Peter Ramsauer, participou de uma reunião-almoço com empresários brasileiros e alemães de diversos setores com o intuito de intensificar as relações bilaterais. Durante o evento, promovido nesta segunda-feira (28) pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK) em São Paulo, o ministro falou sobre as parcerias que os dois países já mantêm na área de infraestrutura e logística e sobre a possibilidade de futuros projetos no País contarem com o know-how alemão.
O ministro afirmou que pôde perceber as deficiências da infraestrutura no Brasil já ao desembarcar no Aeroporto de Internacional de Cumbica, em Guarulhos. Ele disse que empresas como a Fraport (administradora do Aeroporto de Frankfurt) e outras companhias alemãs poderiam contribuir com a ampliação, modernização e a gestão eficiente dos terminais brasileiros.
Ramsauer acredita que seu país possa colaborar para que o Brasil ajuste sua infraestrutura nos próximos anos para receber a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Nós sabemos que o Brasil tem pouco tempo para concluir as obras planejadas para os dois megaeventos esportivos e queremos ajudá-lo a cumprir seus prazos”, destacou.
O político elogiou o projeto do trem de alta velocidade nos trechos entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas e enfatizou que, também na tecnologia para transportes de alta velocidade, a Alemanha pode oferecer valiosas contribuições. Segundo ele, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com quem se encontrou durante a inauguração da estação de metrô Butantã, também demonstrou interesse em futuros projetos conjuntos.
Projetos
Essa é a quarta vez que o Ministério dos Transportes da Alemanha vem ao Brasil. Nas outras três ocasiões, o Secretário da pasta, Rainer Bomba, reuniu-se com autoridades e empresários brasileiros, principalmente em São Paulo e Santos, para discutir como a Alemanha poderia contribuir para a melhoria da infraestrutura do País. Agora, as parcerias bilaterais começam a ser concretizadas.
A primeira delas, anunciada recentemente, é entre a Secretaria Especial de Portos (SEP) do Brasil e o Duisburger Hafen AG, administradora do maior porto fluvial do mundo, Duisport. O grupo alemão vai desenvolver e coordenar um programa de logística para otimizar o transporte no corredor São Paulo-Santos e facilitar o escoamento de produtos por meio do Porto de Santos.
De acordo com Bomba, que também estava presente no evento em São Paulo, o Duisport está agora estudando a viabilidade de cada obra para apresentar um projeto para a diretoria do terminal santista. Uma das intervenções, segundo ele, seria a construção de quatro túneis de 30 km cada somente para o transporte de carga, com ligações ferroviárias e rodoviárias. O grupo alemão também quer interligar as margens direita e esquerda do porto por meio de um túnel para facilitar a movimentação de mercadorias nos terminais.
Nesta terça-feira, Ramsauer seguirá para Santos, onde assinará um memorando que sela a parceria entre o Brasil e a Alemanha para modernização do Porto de Santos. O ministro acredita que esse acordo abrirá inúmeras oportunidades para as empresas alemãs dos setores de infraestrutura e transportes.
“Nós queremos preparar o caminho para as companhias alemãs, para que elas estejam prontas quando as licitações das obras do Porto de Santos forem abertas”, enfatizou Peter Ramsauer.
O ministro disse, ainda, que a participação de empresas alemãs em obras de infraestrutura no Brasil será financiada por meio do banco estatal KfW.