Quando o veículo se aproxima, ninguém na rua se vira para olhar, o que não é surpreendente, pois o caminhão está quase silencioso. Essa tecnologia é responsabilidade do eCanter, um caminhão inovador construído pela subsidiária da Daimler, a Mitsubishi FUSO. Com 7,5 toneladas métricas, este o primeiro caminhão totalmente elétrico a ser produzido.
O pequeno caminhão é uma parte do projeto City Distribution, na qual a DACHSER está interligando modais de logística tradicionais – e que funcionam muito bem – com novas ideias, em uma tentativa de desenvolver modelos de negócios robustos e sustentáveis para o mundo de amanhã. A nova geração de veículos está levando a empresa mais longe em sua busca para encontrar a combinação certa de veículos para transporte nas cidades. O teste prático, realizado na cidade de Stuttgart, é uma parte integral desta jornada.
Colocando em teste
A filial da DACHSER em Kornwestheim, perto de Stuttgart, abraçou este desafio. No último ano, Axel Rustemeier, gerente de operações de logística europeia da Dachser, trouxe para o projeto Christian Polziehn, um engenheiro de tráfego e assistente de projeto qualificado. Seu compromisso é trabalhar juntamente com o gerente de frota e diretor de treinamento Martin Dohrmann, em um estudo extenso e a longo prazo de como o caminhão elétrico funcionará durante o uso diário, como os extremos de temperatura afetarão seu alcance ao longo das estações do ano e qual infraestrutura de carregamento específica é necessária para tornar as entregas no centro da cidade mais simples, eficazes e livres de emissões.
“Um projeto como esse requer passos muito detalhados, principalmente quando se trata da comunicação, documentação e análise de dados”, afirma Polziehn. É por isso que ele usa o Truckonnect para vincular o eCanter à sede em todos os momentos. Esse sistema online grava todas as acelerações, as ações bruscas de frenagem e os desvios da condução suave e eficiente quando o caminhão está na estrada. “Não se trata de controlar ou gerenciar todos os detalhes do motorista. Trata-se de trabalhar com ele para determinar a estratégia de direção que proporcionará o alcance ideal e depois repassar esse conhecimento para os futuros motoristas”, completa. Polzhiehn também acredita que os testes detalhados também são a razão pela qual o caminhão elétrico é usado na própria frota da filial.
Computadores ao longo do percurso
Em teste desde o começo de março, o novo caminhão permite a gravação da rota no computador, e os motoristas podem informar a Polziehn e seu instrutor quais foram os sinais de alerta que viram ao longo do caminho. As avaliações estão sendo realizados por motoristas jovens, recém contratados, como parte de uma estratégia – os novos colaboradores não estão acostumados com caminhões a diesel e poderem dirigir o modelo elétrico sem opiniões preconcebidas. Além disso, o fato de poderem realizar esse tipo de tarefa especial, agrega a excelente impressão que eles fazem dentro e fora da empresa.
“Também queremos que este teste faça uma declaração sobre como a DACHSER valoriza a próxima geração de motoristas profissionais. Afinal, ao interagir diretamente com os clientes durante a última milha, nossos motoristas são a face pública da DACHSER”, diz Dohrmann. “É por isso que procuramos jovens qualificados e motivados”, finaliza.
Os caminhões elétricos têm o potencial de se tornar um método de entrega alternativo, pelo menos para os centros das cidades. Fabricantes de veículos comerciais estão trabalhando sem parar nesta área, já que o eCanter receberá um colega elétrico neste verão. Será neste momento que a DACHSER começará a usar um Daimler eActros – primeiro caminhão totalmente elétrico de 18 toneladas da Mercedes-Benz que possui um alcance de 200 km. Após um extenso teste de frota, sua produção deve começar em 2021. Isso definitivamente é um futuro muito promissor.
Foto: Divulgação DACHSER