O Centro de Turismo Alemão (DZT) estima que o número de pernoites de turistas estrangeiros na Alemanha chegue a 80 milhões em 2020, um incremento de 25% ante o recorde de 60 milhões registrado no ano passado.
Os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) devem impulsionar o turismo alemão na próxima década. Conforme o DZT, o número de visitantes brasileiros deve crescer, em média, 8,5% ao ano. “Esperamos que, com o rápido desenvolvimento econômico do BRIC, suas populações passem a viajar mais e a Alemanha quer ser um desses destinos”, afirma Maria Valle Lopez, diretora do DZT para a América do Sul.
Em 2010, a Alemanha foi o segundo destino mais procurado da Europa, ficando atrás apenas da Espanha. Neste ano, em que o país comemora os 125 anos da invenção do automóvel, espera-se um aumento de 4% nos pernoites de estrangeiros. A Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, que começa no dia 26 de junho e se estende até o dia 17 do mês seguinte, será um dos atrativos para os turistas.
Segundo o DZT, os turistas brasileiros foram responsáveis por 452 mil diárias em hotéis alemães no ano passado, o que representa um crescimento de 42% com relação ao ano de 2009.