Subsidiadas pelo governo, 15 empresas alemãs de pequeno e médio porte estão expondo seus produtos e serviços em um pavilhão exclusivo do país na Automec – maior feira de autopeças, equipamentos e serviços automotivos da América Latina. O intuito é explorar o potencial desse mercado no Brasil e fechar novos negócios e parcerias com empresas locais.
Em 2010, a indústria de autopeças alemã exportou mais de € 840 milhões em componentes e acessórios para o Brasil e importou outros € 330 milhões do País – volume 63,2% maior do que o registrado no ano anterior, informou a Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA) durante a Automec, nesta quarta-feira (13). Para Klaus Bränig, diretor da VDA, os números confirmam a importância do mercado brasileiro para as empresas alemãs e, ao mesmo tempo, mostram o aumento da importância do Brasil no exterior.
Em encontro com jornalistas na Automec, o executivo garantiu que “a indústria alemã não está olhando somente para a Ásia” e disse que a demanda brasileira por veículos leves deve fazer com que as vendas da Alemanha para o País cresçam 5% em 2011.
Ainda de acordo com dados apresentados pelo diretor da VDA, o Brasil é o segundo mercado mais importante para a indústria germânica.