Alemanha cria semáforos para estabelecimentos

O Ministério alemão de Proteção ao Consumidor decidiu, nesta quinta-feira (19), implementar um sistema transparente de controle de qualidade para os estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas no país. A partir de 1º de janeiro de 2012, restaurantes, padarias, lanchonetes, mercados, cafés e açougues, entre outros, receberão “semáforos” que informarão suas condições sanitárias aos clientes por meio das cores vermelha, laranja e verde.


Os semáforos sinalizarão os resultados das últimas três fiscalizações dos órgãos responsáveis pela higiene do comércio. Assim como no trânsito, a cor vermelha vai representar a reprovação total da higiene do local, a amarela indicará algum tipo de irregularidade e a verde garantirá ao consumidor qualidade e limpeza.


De acordo com as autoridades, sistemas similares foram implementados no Reino Unido e na Dinamarca e têm trazido benefícios tanto para os clientes quanto para os próprios estabelecimentos, que podem, desta forma, ganhar mais credibilidade.


“Com algo simples ofereceremos o máximo de transparência para os consumidores e visibilidade às boas empresas”, diz Johannes Remmel, Ministro de Defesa ao Consumidor do Estado do Estado da Renânia do Norte-Vestfália. “O semáforo de restaurantes será um ganho para muitas partes”, completa.

SXC
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