Professor brasileiro lança livro sobre Direito Alemão

Doutor em Direito pela Humboldt-Universität de Berlim, o brasileiro Leonardo Martins está na capital potiguara, Natal, para apresentar a advogados brasileiros e alemães seu mais novo livro – “Direito Processual Constitucional Alemão”. A obra é resultado de 30 meses de pesquisa sobre o processo e a organização da constituição alemã e as diferenças entre o Brasil e a Alemanha no âmbito jurídico.


Martins é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas também atua como professor-visitante na Universidade de Berlim. O interesse pelo direito alemão foi despertado ainda durante a graduação, na faculdade de direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP).


“Enquanto a maioria de meus colegas preparavam-se para prestar os exaustivos concursos públicos, eu resolvi começar a estudar alemão e partir para o desafio de realizar estudos de pós-graduação em direito na Alemanha. Minha experiência não poderia ter sido mais bem sucedida”, conta o catedrático.


Bolsista CAPES-DAAD e apaixonado pela carreira acadêmica, Martins trabalha atualmente em dois outros projetos de livro e vai à Berlim duas vezes ao ano para ministrar um curso de introdução ao direito brasileiro na mesma universidade onde cursou seu mestrado e doutorado.


O estudioso, que participa até este sábado (28) do 8º Congresso Jurídico Brasil-Alemanha em Natal, apresentará seu livro ao público paulista no dia 2 de agosto deste ano, no Instituto Goethe de São Paulo, ocasião em que conduzirá uma palestra sobre a jurisdição constitucional comparada (Brasil-Alemanha) com enfoque na união estável de casais homossexuais.


Disponível no Brasil desde a última semana, o livro “Direito Processual Constitucional Alemão” pode ser adquirido no site da editora Atlas.

Divulgação / Editora Atlas
Divulgação / Editora Atlas