UE aprova pacote de € 210 milhões a agricultores

A Comissão da União Europeia (UE) aprovou, nesta terça-feira (14), a criação de um fundo de ajuda aos agricultores afetados pela contaminação da bactéria Escherichia coli (E. Coli). Os € 210 milhões que serão disponibilizados pelo bloco visam cobrir até 50% dos prejuízos contabilizados pelos produtores de pepino, tomate, alface, abobrinha e pimentão doce desde o início do surto, no final de maio desse ano.


Para ter direito ao auxílio, os fazendeiros devem inscrever seus pedidos. Nos próximos dias, a UE publicará o regulamento para o reembolso no diário oficial do bloco. Os pagamentos serão feitos com base nos preços aplicados nas safras de 2008 a 2010.


Origem


Na última semana autoridades alemãs identificaram o foco da bactéria em brotos de feijão produzidos em uma fazenda no norte do país.


Com a descoberta da origem do surto, que causou a morte de mais de 36 pessoas na Europa, o comissário agrícola da UE, Dacian Ciolo, acredita que o consumo dos vegetais deva voltar a crescer rapidamente, evitando novas perdas aos produtores.

SXC
SXC