Com o objetivo de analisar as opiniões internacionais sobre questões sociais e econômicas do Brasil, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) divulgou nessa quinta-feira (16) a edição de maio do Monitor da Percepção Internacional do Brasil 2011.
Em relação ao mês passado foram verificadas melhorias na área relativa à redução da pobreza, bem como no indicador de redução da desigualdade, sendo que o primeiro subiu de +26 para +40, enquanto o segundo foi de +17 para +28.
No entanto, outros indicadores sociais como o atendimento das necessidades da população e a percepção do nível de violência no Brasil sofreram queda em maio. Mesmo ainda positivo, as entidades internacionais acreditam que a efetividade de políticas de atendimento a população acomodaram-se por isso o índice caiu de +21 para +8.
As avaliações econômicas sofreram poucas variações. Em relação à evolução do Produto Interno Bruto houve convergência nas expectativas, cerca de 88% dos representantes indicaram esperar uma taxa de crescimento entre 3,6% e 6% nos próximos 12 meses.
As expectativas quanto à evolução da inflação continuam negativas, o indicador passou de -10 para -24. A maior parte dos pesquisados disse esperar uma taxa em torno de 5,5% nos próximos meses.
Entre as entidades internacionais consultadas estão representações de governo (embaixadas e consulados), Câmaras de Comércio, organizações multilaterais e empresas com controle estrangeiro.