Os presidentes de empresas do setor de consumo estão otimistas com as perspectivas de crescimento em 2011. Uma pesquisa da KPMG International com 300 executivos de finanças de empresas de consumo em todo o mundo revela que 76% esperam um aumento nos gastos dos consumidores e um melhor desempenho de suas companhias nesse ano na comparação com 2010.
Conforme o levantamento “CFO Insights: A global survey of Consumer Markets executives”, o aumento na demanda é esperado primeiro nos mercados emergentes, principalmente Brasil, Rússia, Índia e China, devido ao aumento do número de consumidores e à expansão da classe média. “Já as economias maduras, mais afetadas pela recessão de 2008, estão mais cautelosas e devem apostar na criação e entrada de novos mercados ou ainda da transformação dos mercados atuais existentes, por meio do redesenho dos modelos existentes de lojas e dos canais de distribuição, ou ainda de outras estratégias”, diz Carlos Pires, sócio da KPMG no Brasil na área de Consumer Markets.
Embora pretendam aumentar sua participação no mercado, sobretudo por meio de fusões e aquisições, 40% dos executivos acreditam que a manutenção das margens de lucro será um desafio, devido aos altos custos dos insumos.
Mais de 70% dos entrevistados disseram que suas empresas vão investir em sistemas de TI para a gestão de relacionamento com clientes, planejamento de recursos empresariais e business intelligence.