Publicidade

Sustentabilidade Destaque Responsabilidade Social
17 de março de 2023

Gerdau retoma as atividades presenciais do Programa de Educação Ambiental em Minas Gerais

Por Giovanna Barbato

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação Gerdau

Após um período de mais de dois anos sem práticas presenciais de educação ambiental em instituições de ensino do Alto Paraopeba, em Minas Gerais, a Gerdau preparou um cronograma especial e flexível dentro do programa Gerdau Germinar – principal programa de educação ambiental da empresa. Desde o segundo semestre de 2022, a iniciativa realiza uma nova programação para diversas faixas etárias de escolas públicas, privadas, ONGs e APAEs de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Itabirito.

A programação ganhou novo formato, marcando a reabertura do Biocentro, localizado em Ouro Branco. Com o tema “Conhecendo o Biocentro”, os visitantes podem circular por espaços interativos em uma área verde de mais de 48 hectares, entre eles, a Praça dos Biomas, Trilhas de Interpretação Ambiental, Ovolândia, Horta Orgânica, Unidade de Pesquisa e a Casa Sustentável. De acordo com a especialista de Responsabilidade Social do Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, o conteúdo é desenvolvido de acordo com a faixa etária do estudante. “Aqui eles podem ver na prática o que estão aprendendo na escola.”, explica.

Além da retomada das visitas, o ônibus do Gerdau Germinar ganhou um novo visual – bem colorido e atrativo. Ele também foi adaptado para servir como uma verdadeira sala de aula, com kit multimídia para vídeos educativos e dinâmicas.

A professora da Escola Municipal José Francisco Nogueira, de Ouro Branco, Roseli Pereira, levou os alunos para conhecer o Biocentro e aprovou a iniciativa. “Estar aqui no Germinar é uma experiência indescritível. As crianças amam. É um momento de unir a teoria da sala de aula com a prática. Aqui eles têm a visão de todos os biomas e adquirem conhecimento sobre o meio ambiente. É maravilhoso estar aqui”, destaca.

A aluna da Escola Estadual Monsenhor Horta, de Conselheiro Lafaiete, Alicia Fonseca, ficou impressionada com a Casa Sustentável. “Gostei muito da visita. É muito diferente a gente ver na prática, o que aprendemos. O que eu mais gostei foi a casa sustentável. Ela me chamou muita atenção. Dá vontade morar lá”, disse ela.

As visitas acontecem de segunda a sexta-feira em dois períodos – de manhã e à tarde. Em cada horário, o Biocentro recebe cerca de 40 alunos. Até 2020, antes da pandemia, o programa havia realizado visitas técnicas para mais de 153 mil alunos em seus 30 anos de existência. Também foram desenvolvidos projetos socioambientais com escolas e comunidades envolvendo mais de 16 mil pessoas.

Compartilhe:

Artigos relacionados