A multinacional alemã DHL, da área de transporte e logística, realizou pela primeira vez na América do Sul um treinamento das equipes de apoio a desastres ambientais. Esses grupos, chamados DRT (Disaster Response Team), fazem parte do programa GoHelp do Deutsche Post DHL, dedicado à gestão de calamidades.
O treinamento realizado na Cordilheira dos Andes, no Chile, reuniu 48 colaboradores voluntários de oito países latinoamericanos, incluindo o Brasil. Eles foram organizados em equipes e submetidos a uma série de exercícios de capacitação para agir com eficácia e rapidez na distribuição de alimentos e outros itens essenciais em ajuda humanitária.
A rede de DRT, criada em 2005, é formada por três grupos que atuam em diferentes regiões do mundo. Cada equipe conta com 80 funcionários da DHL. Em situações de emergência, os voluntários podem se transportar para a região atingida por um desastre em menos de 72 horas, ficando de duas a três semanas no local.
O próximo treinamento de Equipes de Apoio a Desastres Naturais está previsto para o primeiro trimestre de 2012 e acontecerá, pela primeira vez, no Brasil. O local ainda não foi definido, mas foram cotadas regiões como Manaus (AM), Brotas (SP), Serra do Mar, entre outros.