Publicidade

Economia Destaque Empresas
24 de maio de 2023

Bosch atinge mais de 10 bilhões de reais em vendas na América Latina

Por Giovanna Barbato

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, fechou o ano fiscal de 2022 com vendas totais de 10,3 bilhões de reais na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, um crescimento de 11,5% em comparação com 2021. “Esse crescimento robusto reforça que estamos no caminho certo com a nossa estratégia de longo prazo e de investimentos em soluções de produtos e serviços com alto valor agregado para os mercados onde atuamos, inclusive com forte potencial de exportação”, destaca Gastón Diaz Perez, CEO e Presidente da Robert Bosch América Latina. Os setores de Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial contribuíram diretamente para atingir o resultado positivo na região.

Especificamente no Brasil, as operações do Grupo foram responsáveis por 74% do volume de vendas na região. Seus mais de 10 mil colaboradores no país contribuíram para atingir um faturamento de 7,8 bilhões de reais em 2022, sendo 23% gerados a partir das exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.

No que se refere a 2023, a Bosch segue com uma visão positiva, porém cautelosa. “Em momentos de maior volatilidade, é ainda mais importante garantir a solidez financeira da empresa por meio do equilíbrio entre rentabilidade e investimentos. Neste cenário, esperamos um crescimento moderado das vendas para este ano”, ressalta Diaz Perez.

Investimentos e estratégia de longo prazo na América Latina

A Bosch está presente na América Latina desde 1924 e atualmente emprega cerca de 11.500 colaboradores que contribuem para que a região seja cada vez mais importante para o Grupo Bosch mundial. “Em 2010, sem considerar o Brasil, os demais países da América Latina eram responsáveis por cerca de 6% do faturamento da Bosch na região. Hoje esse número passou para 26%, ou seja, estamos crescendo fortemente na América Latina graças a nossa estratégia de expansão regional”, ressalta Diaz Perez. O desafio é elevar essa participação para 30% nos próximos anos.

Em 2023, a empresa planeja investir cerca de 290 milhões de reais na América Latina a fim de manter o desenvolvimento, a eficiência e a competitividade de suas unidades fabris. Para tanto, a empresa aplicará seus esforços na digitalização das linhas de produção do setor da mobilidade, em serviços de conectividade, gestão do ferramental industrial, na nacionalização de linhas de ferramentas a bateria e com cabo, implementação de soluções de Indústria 4.0, novos projetos e softwares.

Vale ressaltar ainda que na América Latina, a Bosch investe anualmente cerca de 7% das vendas na região em P&D, inovação e digitalização para prover soluções tecnológicas para as áreas da mobilidade, agronegócios, mineração, indústria e tecnologia da informação.

Compartilhe:

Artigos relacionados