Publicidade

Sustentabilidade Destaque Inovação
26 de julho de 2023

Voith anuncia projeto de pesquisa para otimização do uso de energia na produção de papel

Por Flávia Gregório

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação Voith

A Voith, líder global em tecnologia para a indústria de papel, lançou um novo projeto de pesquisa chamado FOREST, em parceria com empresas da indústria e da área de pesquisa. O objetivo do projeto é desenvolver um mapa digital completo para os processos de fabricação de papel, que pode capturar os fluxos de energia e material, bem como os fluxos e pegadas de CO2, até o nível de subprocessos e subprodutos. O quadro digital identifica várias oportunidades de otimização que promovem uma aceleração direcionada da transformação da indústria de papel em direção à neutralidade climática.

Ao visualizar o estado real das instalações de produção, todos os envolvidos ganham uma compreensão mais profunda dos processos. Em particular, a solução inovadora possibilita a identificação de áreas de planta com alto potencial de otimização durante a operação contínua, usando dados atuais. Com a ajuda do quadro digital, por exemplo, é possível determinar as configurações ideais para minimizar as emissões de CO2 e estimar antecipadamente os benefícios de medidas de reconstrução. Além disso, o quadro digital suporta a definição de requisitos para desenvolvimentos futuros. Dessa forma, é possível modelar a influência de novas condições, como mudanças no fornecimento de energia ou custos.

Após a primeira reunião de lançamento, a equipe do projeto está trabalhando para definir os requisitos e interfaces para o quadro digital e derivar um catálogo de requisitos. Além de um modelo físico básico, esse quadro também inclui a modelagem específica e mais detalhada de subprocessos individuais, que também estão sendo desenvolvidos pela Voith como parte do projeto. No próximo passo, a Voith testará o quadro digital juntamente com outros parceiros de pesquisa em várias instalações piloto.

O projeto de pesquisa foi aprovado pela organização de gestão de projetos Jülich a partir de 1º de abril de 2023. O projeto envolve a cooperação entre a Voith e a Modellfabrik Papier gGmbH, o Instituto de Tecnologia Têxtil da Universidade RWTH Aachen (ITA), o Instituto de Energia NOWUM da Universidade de Ciências Aplicadas FH-Aachen, a Cátedra de Tecnologia de Madeira e Tecnologia de Materiais de Fibras da TU Dresden, a Fundação de Tecnologia de Papel (PTS), ABB AG e parceiros associados, como a Felix Schoeller GmbH & Co. KG, Sappi Ehingen GmbH, Schoellershammer GmbH e WEPA Group.

Compartilhe:

Artigos relacionados