Começou ontem (3) a quarta edição do Censo de Capitais Estrangeiros no País, promovido pelo Banco Central (BC).
Segundo o BC, estão obrigadas a prestar informações todas as pessoas jurídicas no Brasil que, em 31 de dezembro de 2010, possuíam investimentos estrangeiros diretos em qualquer montante ou dívida externa igual ou superior a US$ 1 milhão.
Pessoas físicas, órgãos da administração direta da União, estados, Distrito Federal, municípios, pessoas jurídicas devedoras de repasses de créditos externos concedidos por instituições sediadas no país e as entidades sem fins lucrativos mantidas por contribuição de estrangeiros estão isentos da declaração.
Ao preencher o Censo, os responsáveis devem disponibilizar toda a documentação que comprova as informações apresentadas, e mantê-las por cinco anos, contados a partir da data-base da declaração.
Em nota, o BC destaca que o censo contribui para que a instituição melhore a qualidade das suas informações sobre capitais estrangeiros e produza estatísticas sobre os investimentos já existentes no País, a fim de auxiliar a formulação de políticas econômicas governamentais.
A pesquisa é feita a cada cinco anos, desde 1995. As declarações deverão ser preenchidas pelo site do BC e entregues até o dia 1 º de novembro de 2011.