A alemã BMW e o grupo PSA Peugeot Citroën anunciaram ontem (25) em Munique, na Alemanha, o lançamento oficial da joint venture BMW Peugeot Citroën Electrification, voltada ao desenvolvimento e à produção de tecnologia para veículos híbridos e elétricos.
A nova divisão irá desenvolver e fabricar baterias de alta tensão, motores elétricos, geradores, eletrônica de potência, dispositivos de recarga e softwares de gestão da energia.
O Centro de Pesquisa & Desenvolvimento conjunto, localizado em Munique, já está em operação desde o começo de outubro e receberá mais de 400 colaboradores até o final do ano, sendo a maioria deles engenheiros especializados em eletromobilidade e eletrônica.
Os componentes híbridos projetados neste núcleo de pesquisa serão futuramente produzidos no Centro de Produção de Mulhouse, com inauguração prevista para 2015.
Com esta iniciativa, a BMW Peugeot Citroën Electrification acredita que irá acelerar a padronização dos componentes híbridos utilizados nos automóveis sustentáveis, além de reduzir significativamente os gastos em termos de compra e produção.
A joint venture também pretende criar uma plataforma tecnológica aberta, podendo integrar os fornecedores ao processo de compra e venda dos componentes híbridos, contemplando outras empresas além dos dois acionistas.