Por que expor em uma feira alemã?


A participação em feiras alemãs é uma das mais eficientes formas de promoção comercial para o mercado internacional e principalmente europeu. Isto porque as feiras alemãs representam a oportunidade de atingir clientes e prospects de alta qualidade em um período relativamente curto.

Em termos práticos, esses eventos proporcionam condições de negociação imediata dos produtos e serviços, além da possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente.

O custo da participação pode ser um fator desestimulante no primeiro momento. Porém, os ganhos em potencial são definitivamente atrativos. O investimento é compensado pelo fortalecimento da marca no mercado alemão e europeu e, principalmente, pelo relacionamento presencial com os prospects. Para isso, contudo, é importante planejar o evento baseado em estratégias de marketing voltadas para o público-alvo do evento. Um planejamento criterioso da participação na feira internacional leva a empresa a obter um bom aproveitamento da relação custo/benefício. No geral, as feiras alemãs oferecem ferramentas próprias para divulgação das empresas expositoras, palestrantes de seus eventos, assim como para agendamento de reuniões previamente.

Com a intenção de desmistificar a participação em feiras alemãs, listamos alguns benefícios práticos que este tipo de exposição pode trazer:

  1. Conectar-se com novos clientes na Europa e outras regiões

Conectar-se a novos clientes e aproximar-se ainda mais de clientes já existentes são, em geral, os principais objetivos de um expositor ao participar de uma feira de negócios.  Este estreitamento da relação pode não gerar, necessariamente, vendas no próprio evento. Todavia, fideliza o cliente tornando-o menos suscetível a agentes externos e mais aberto a compras regulares. 

Em comparação às outras estratégias de vendas outbound, as feiras possuem um grande diferencial: os executivos dos setores de compras das empresas que visitam os eventos promocionais tendem a estar mais receptivos a novos fornecedores do que nos contatos feitos no próprio escritório. Este detalhe no perfil do público faz toda a diferença, pois reduz significativamente as negociações com finais inconclusivos.

  1. Demonstrar alinhamento às tendências do mercado

As feiras alemãs são consideradas verdadeiras nascentes de inovações e é lá que as grandes companhias anunciam suas novidades mais relevantes. Expor em uma feira alemã não apenas pode trazer à sua empresa o fator de competitividade no mercado, como fará sua marca assumir um posicionamento de referência em seu respectivo segmento de atuação.

  1. Estar junto aos gigantes

As feiras representam plataformas nas quais empresas de menor porte têm a chance de exibir seus produtos e serviços aos mesmos possíveis clientes de rivais mais estabelecidos no mercado. Observe de perto seus principais concorrentes e analise suas estratégias e lançamentos e aprenda com elas.

  1. Networking

As feiras alemãs não representam apenas a oportunidade de gerar novos negócios, mas também uma ótima oportunidade de fomentar novas conexões e expandir sua cadeia de fornecedores. 

A Câmara Brasil-Alemanha, como representante oficial da Messe Berlin e da Deutsche Messe AG no Brasil, disponibiliza ingressos com desconto e oferece todo apoio necessário para a participação nas feiras. Para mais informações entre em contato por meio do e-mail comex@ahkbrasil.com ou telefone (11) 5187-5108.  Confira a lista completa das feiras representadas aqui

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