A fabricante suíça de instrumentos de medição, Endress+Hauser, anunciou que irá ampliar a sua presença na América do Sul. Para tanto, a empresa pretende investir mais de R$ 25 milhões em uma nova unidade fabril no Estado de São Paulo. Principal objetivo da empresa é reforçar sua presença e otimizar o atendimento dos clientes na região.
“A iniciativa trará novas tecnologias e know-how para a região, reforçando a imagem de inovação e posição de liderança que a Endress+Hauser já possui no mercado de instrumentos de medição”, enfatiza Carlos Behrends, diretor executivo do Centro de Vendas do Brasil. Segundo ele, a nova fábrica será responsável por mais de 50 novos empregos de alta qualificação e contribuirá para melhorias significativas no processo logístico.
Behrends também explica que a escolha do Brasil como sede da primeira unidade industrial da companhia na América do Sul deve-se ao desempenho do País como engrenagem de crescimento econômico sul-americano. Atualmente, a empresa importa seus produtos dos Estados Unidos e Europa, onde possui instalações industriais além da China, Índia e Japão.
Sua linha de produtos é composta por sensores, instrumentos, sistemas e serviços para medição de nível, vazão, pressão e temperatura além de análise de líquidos e aquisição de dados. A empresa atende clientes das indústrias química e petroquímica, de alimentos e bebidas, saneamento, farmacêutica, óleo & gás, energia, siderurgia, mineração, papel & celulose, bem como de construção naval. No Brasil, destacam-se empresas como Vale, Cargill, Ambev, Nestlé, GEA, Tetrapak, Bayer, Dow Química e Colgate.
No mercado brasileiro a Endress+Hauser está presente desde 1982. Em 2003, a empresa abriu uma subsidiária própria com mais de 65 funcionários, situada no bairro de Moema, na capital paulista. Desde então, ela conta com uma rede própria de força de vendas e representantes locais, baseados em mais de 20 cidades brasileiras, para atender clientes de todo o país.
Em 2010, o faturamento global do grupo foi de cerca € 1,3 bilhão. No Brasil, a receita da empresa chegou a R$ 80 milhões no último ano e para 2012, a projeção é de um crescimento de 20%.