Imprensa alemã conhece vinícolas brasileiras


Um grupo de seis jornalistas alemães de importantes veículos de imprensa, como Süddeutsche Zeitung, revista Elle e Die Presse, participaram de um roteiro pela região vinícola gaúcha, para conhecer os atrativos e informar os turistas alemães interessados em viajar ao Rio Grande do Sul, sobretudo durante a próxima Copa do Mundo.



Os jornalistas alemães especializados em turismo, estilo de vida, gastronomia e vinhos visitaram nove vinícolas e percorreram pontos turísticos da capital Porto Alegre, e da Serra Gaúcha, em novembro. A viagem integra o Projeto Imagem Internacional, do Wines of Brasil, iniciativa setorial integrada do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo é promover o vinho brasileiro no mercado internacional. 



Exportações cresceram 40%



Os esforços para alavancar a imagem dos vinhos brasileiros do exterior já têm revelado resultados práticos.  De janeiro a junho de 2011, as empresas integrantes do Wines of Brasil exportaram US$ 1,2 milhão, um resultado 40,7% superior ao alcançado no mesmo período de 2010, quando foram faturados US$ 853,4 mil.



Os vinhos e espumantes produzidos pelas onze vinícolas associadas ao projeto foram exportados para 27 países no primeiro semestre. Os principais compradores no período foram Reino Unido, Colômbia, Holanda, Estados Unidos e Alemanha, respectivamente.



Em 2010, as exportações contabilizadas pelo Wines of Brasil somaram US$ 2,29 milhões.  A Alemanha foi o quarto país que mais comprou vinho brasileiro no ano passado.



 



 

Wines of Brazil
Wines of Brazil