Relacionamentos ajudam na hora da contratação


Um estudo representativo sobre contratações no mercado alemão, realizado pelo Instituto de Pesquisa sobre Trabalho e Profissão de Nuremberg (IAB, no alemão), mostrou que redes pessoais são de grande efetividade na hora da contratação.



Em 2010, quase um em cada quatro alemães conseguiu uma nova posição por meio de contatos pessoais, revelou a pesquisa. Em pequenas empresas essa cota é ainda maior: cerca de 50% das vagas abertas no período foram preenchidas por pessoas indicadas. Em contrapartida, a maioria das organizações de grande porte, ou seja, com mais de 500 funcionários, encontraram seus novos colaboradores por meio de anúncios na internet. Nestas empresas, somente cerca de 10% dos profissionais contratados foram indicados por alguém.



"Isto é plausível, visto que quanto maior a empresa, maior o número de envolvidos na contratação de pessoal e também mais estruturado se torna o processo de seleção, normalmente", explicaram os responsáveis pela análise.



Além de apontar as principais formas de busca profissional utilizadas pelas empresas, a análise também avaliou a efetividade dos diferentes métodos.



Segundo os resultados, a contratação de profissionais através da utilização da rede de contatos é a mais efetiva: dois de cada três profissionais indicados foram contratados. Por outro lado, mais de 50% das buscas por profissionais realizadas por meio de anúncios em jornais impressos também resultaram em contratação.



Ainda, outro método apontado como de grande sucesso para se conseguir uma vaga, mas menos utilizado por profissionais, é realização de estágio. Conforme a pesquisa, grande parte dos profissionais que fazem estágios com intenção de conseguir uma posição permanente dentro da empresa têm êxito.

SXC
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